Início Notícias do PSDB Tobias defende parcerias para melhorar qualidade de ensino no país

Tobias defende parcerias para melhorar qualidade de ensino no país

O presidente estadual do PSDB-SP, deputado estadual Pedro Tobias, defendeu uma parceria efetiva entre as universidades, especialmente as públicas, com a sociedade como forma de melhorar a qualidade do ensino no país. Ele participou do fórum “A Unesp e os Municípios : Projetos e Parcerias”, promovido pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), vinculada à Universidade Estadual Paulista.

Em discurso, o deputado cobrou a ampliação da chamada “extensão universitária” com os municípios da região de Bauru. “A universidade precisa retribuir os investimentos nela aplicados, socializando e democratizando o conhecimento humano”, declarou o deputado, ao lado do professor doutor Marcelo Carbone Carneiro, diretor da Faac-Bauru.

Pedro Tobias elogiou a iniciativa da Unesp na realização do evento, mas espera que a tradicional universidade possa contribuir para fazer um amplo diagnóstico sobre o novo modelo que deve ser aplicado para melhorar a qualidade de ensino no País. “Mesmo São Paulo sendo o único estado que investe 30% de seu orçamento na Educação, a qualidade de ensino não é boa. E, por isso, precisamos promover um amplo debate para mostrar qual caminho devemos seguir e a universidade tem credibilidade e conhecimento para apontar qual o rumo para melhorar a qualidade da educação pública”, ressaltou o experiente parlamentar que está há 28 anos na vida pública.

 

Para promover o diálogo permanente entre a Unesp e os municípios, Pedro Tobias sugeriu que, a cada 90 dias, sejam realizadas reuniões do gênero para avaliar propostas e troca de novas experiências. “Vamos trabalhar para democratizar cada vez mais o conhecimento da universidade pública, mantida pelos impostos pagos pela população”.

 

Na abertura do evento, o diretor da Faac-Bauru, professor doutor Marcelo Carbone Carneiro lembrou que a proposta do fórum surgiu a partir do diálogo com o deputado Pedro Tobias, que elogiou a iniciativa da Unesp-Bauru. “O deputado e sua equipe foram muito importantes na mobilização e organização deste evento, cujo principal objetivo é apresentar as potencialidades das pesquisas aqui desenvolvidas e viabilizá-las e aplicá-las por meio de parcerias com os municípios nas mais diversas áreas de atuação”, ressaltou Carbone.

 

Após a apresentação inicial de um vídeo institucional da Unesp, o diretor da Faac apresentou ao público um “cardápio” das áreas de pesquisa e extensão universitária do campus local que podem ser desenvolvidas nos municípios da região. Entre elas destacam-se projetos das áreas de Arquitetura e Urbanismo; Paisagismo e Design Inclusivo; Educação e Esportes; Incubadora de Cooperativas Populares; Psicologia; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Engenharia; Mobilidade Urbana e Acessibilidade.

 

A pró-reitora de extensão universitária da Unesp, professora doutora Cleópatra da Silva Planeta, parabenizou a iniciativa e classificou o evento como histórico. “Essa troca de experiência entre a universidade e os municípios é muito importante para pesquisar novas demandas e buscar soluções em conjunto”, avalia a pesquisadora.

 

O vice-diretor da Faculdade de Ciências da Unesp, professor doutor Paulo Noronha Lisboa Filho, citou que a universidade já tem várias parcerias, como com os municípios de Agudos e Pederneiras, e quer ampliar o número de convênios com outros municípios da região. Ele também destacou que a Unesp é uma instituição de ensino pública de inclusão social. “Em 2018, 50% dos alunos da Unesp serão oriundos de escolas públicas”.

 

Vice-diretor da Faculdade de Engenharia da Unesp-Bauru, o professor doutor Edson Antonio Capello Sousa, disse que esta área tem um grande número de pesquisas já desenvolvidas que podem ser aplicadas nos municípios, como : estudos dos processos erosivos; de ruídos e vibrações que causam poluição sonora; e fontes alternativas de energia.

 

Falando em nome dos prefeitos da região, o anfitrião de Bauru, Clodoaldo Gazzetta afirmou que a Unesp tem uma equipe qualificada para a elaboração de projetos. “Nós, prefeitos, precisamos desta parceria para garantir obras e serviços sustentáveis e de grande alcance social para a população”.

 

Participaram do fórum da Unesp os prefeitos ou seus representantes dos 39 municípios da região administrativa de Bauru.

 

Artigo anteriorAlckmin lança edital de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro
Próximo artigoDoria entrega Programa de Metas à Câmara Municipal de SP