Uma das marcas dos dez anos de administração do governo petista, as obras de infraestrutura estagnadas podem ser bem representadas pela situação da ferrovia Transnordestina.
Com dois anos e meio de atraso, as obras ainda não chegaram à metade. Pior: já custam o dobro do valor estipulado pelo governo inicialmente.
Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo(27), em 2007, o orçamento era de R$ 4,5 bilhões: foi reajustado para R$ 5,4 bilhões, em 2010, e acaba de ser revisto para R$ 7,5 bilhões.
A matéria alerta que esse custo ainda pode crescer, uma vez que os valores são reajustados de acordo com a inflação. Resultado: podem ultrapassar os R$ 8 bilhões.
Acordo, fechado entre o Ministério dos Transportes e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), responsável pela execução dos trabalhos, ainda inclui um novo prazo para a entrega: 2015, além da prorrogação do tempo de concessão em mais 30 anos e a renegociação de dívidas.
Do PSDB Nacional