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Trem expresso avança os trilhos

Ary Fossen

Um importante avanço foi dado para o trem expresso que vai revolucionar o transporte entre as cidades que compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí e a Capital. Com estudos adiantados, o projeto é a cartada certeira do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para dar início à recuperação do sistema ferroviário do Estado de São Paulo.

Do outro lado do trilho, há o trabalho do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes que na semana passada anunciou que a nova linha será independente do atual ramal e está em fase de finalização de edital e de aprovações ambientais.

Por dia serão transportadas cerca de 20 mil pessoas, uma necessária contribuição para reduzir o grande número de veículos que seguem diariamente pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Também reduzirá a circulação dos ônibus fretados que saem de diversas cidades da nossa região e ficam parados pelas ruas da capital. Recentemente a Ciesp publicou um artigo, nos jornais, dizendo que perto de 14 a 15 mil veículos deixarão de transitar no sistema Anhanguera/Bandeirantes, fazendo o ponto de referência.

Com o expresso em funcionamento, a possibilidade é que esses ônibus conduzirão o usuário até a estação de trem, ele embarca e no final do dia retorna com a condução o aguardando. Economia de tempo e sem falar no conforto de ter utilizado um transporte rápido, afinal a previsão é que a viagem seja de 25 minutos.

O benefício da execução do trem expresso de Jundiaí contempla, além de reduzir a quantidade da frota no sistema Anhanguera – Bandeirantes, o bolso do trabalhador. Hoje, o usuário paga para se locomover de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em viagem que dura em média 1h30, a tarifa de R$ 3,00. Pelo transporte rodoviário, R$ 12,50, com duração que pode chegar a 2 horas, de acordo com o fluxo de veículos.

O diferencial também está atrelado na integração com o Metrô, a exemplo do que ocorre com a CPTM, o que gera uma economia maior ao usuário e interliga diversas regiões da Capital. O expresso terá tarifa acessível, como deve ser quando o objetivo da política é pelo bem comum e um marco no projeto da Aglomeração Urbana de Jundiaí. O usuário vai embarcar em Jundiaí e quando chega em São Paulo faz a baldeação para o Metrô sem pagar a utilização deste serviço. Uma grande economia.

O trem expresso atenderá às necessidades do público, pois poderá ser viabilizado muito mais rápido. Diferentemente do Trem Bala, que patina para começar a colocar os trilhos no chão. A concepção do projeto do expresso está “maduro” e totalmente funcional com Termo de Referência com uma execução estimada em 24 meses. O Estado de São Paulo estará à frente do caos do sistema de metrô de cidades como Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Portanto, boa viagem quando embarcar no trem expresso Jundiaí com destino a São Paulo.

 

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