Início Bancada Tripoli apoia campanha pela conservação de mamíferos aquáticos da Amazônia

Tripoli apoia campanha pela conservação de mamíferos aquáticos da Amazônia

TRIPOLICoordenador do Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado Ricardo Tripoli (SP)manifestou nesta quarta-feira (3) apoio à campanha “Alerta vermelho”. A mobilização cobra do Ministério do Meio Ambiente medidas para antecipar a proibição da pesca de piracatingas na Amazônia, que usa como isca a carne do boto.

A Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), responsáveis pela campanha, entregaram petição ao ministério com mais de 55 mil assinaturas virtuais pedindo a proteção dos mamíferos aquáticos da região amazônica, em especial o boto vermelho, também conhecido como boto-cor-de-rosa.

Em julho, o Diário Oficial da União publicou portaria proibindo por cinco anos a pesca da piracatinga na região. A medida, no entanto, só entrará em vigor a partir do janeiro de 2015. “É um avanço. Mas não podemos deixar que muitos botos ainda sejam vítimas dessa predação até o ano que vem”, destaca a Ampa.

Estudos de monitoramento da espécie realizados pelo Inpa na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá apontam que a população de boto-cor-de-rosa, como também é chamado, vem diminuindo em ritmo de 10% ao ano. “Isso chega a mais de 4 mil animais abatidos anualmente”, alerta a pesquisadora do Inpa, Vera da Silva, coordenadora do Projeto Boto e que trabalha com esses animais há mais de 30 anos.

Artigo anterior“Padrão Copia-e-Cola”, análise do ITV
Próximo artigoPolítica econômica brasileira virou piada internacional, alerta primeiro vice-líder tucano