O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Ricardo Tripoli (SP), assinou na última semana a Declaração do Futuro do Ártico, documento que reflete a preocupação da sociedade civil sobre a crise no Ártico. O degelo na região representa um grande risco para a vida selvagem e para 4 milhões de habitantes locais, além de provocar consequências para outras partes do globo, destaca o documento do Greenpeace: “As mudanças afetam a todos nós. À medida que o Ártico derrete, milhões enfrentam eventos climáticos devastadores relacionados às correntes oceânicas mais quentes.”
A declaração será entregue pelo Greenpeace a representantes da Organização das Nações Unidas e a líderes das nações do Ártico. No documento, há um pedido de banimento da exploração de petróleo offshore no Ártico, com objetivo de proteger os recursos pesqueiros e o ecossistema marinho, e de criação de um santuário global na área não habitada ao redor do Polo Norte.
“O derretimento do gelo do mar é visto por muitos como uma chance para explorar novas reservas de petróleo e gás. A expansão desta indústria representa uma ameaça sem precedentes ao meio ambiente do Ártico.”
Confira a versão completa da declaração e a lista dos signatários no endereço www.arcticdeclaration.org.