Coordenador do Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado Ricardo Tripoli (SP) solicitou nesta semana que o Ministério da Educação revise material didático que incita maus-tratos aos animais, distribuído pelo Governo Federal, a crianças do ensino fundamental.
Na cartilha, denominada “kit folclórico”, vários itens do “Livro do Mestre”, dirigido a crianças de seis anos, ensinam “receitas” como o “Feitiço para transformar criança em passarinho”. Os ingredientes, segundo a publicação, são penas de pássaro preto, água benta e uma colher de alpiste.
O “modo de fazer” sugere que as crianças arranquem as penas do pássaro preto enquanto ele estiver cantando. “Use um pequeno caldeirão para misturar a pena. Enquanto mexe, repita: passarinho quer pousar, não deu, quebrou a coluna”, sugere a cartilha. A denúncia foi feita inicialmente pelo deputado estadual de Goiás, Fábio Sousa (PSDB), em sessão plenária de 26 de agosto.
No documento apresentado, Tripoli solicita exclusão imediata de termos que incitem os maus tratos aos animas e a modificação dos conteúdos pedagógicos relativos ao tema, bem como conteúdos contrários ao desenvolvimento ambientalmente sustentável e a outros princípios e fundamentos constitucionais.
(Da assessoria do deputado)