O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG),anunciou, nesta terça-feira (1), a permanência do ex-governador José Serra no partido.
Para Aécio, a decisão mostra a grandeza dos homens públicos: “José Serra é uma figura indispensável ao partido.”
A decisão também foi comemorada por lideranças tucanas.
Confira a seguir:
Líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP)
“O PSDB é o lugar de José Serra. Ele não apenas foi um dos fundadores do partido, mas um dos principais responsáveis pelo fato de o PSDB ter desempenhado um papel tão positivo como desempenhou na história brasileira, como ministro do presidente Fernando Henrique, como parlamentar, como governador e prefeito. É um político que merece o nosso respeito, o respeito do PSDB e de todas as forças políticas brasileiras. Mesmo aqueles que são nossos adversários respeitam o Serra, pela sua trajetória política, de modo que a presença dele no PSDB é um elemento que fortalece nosso partido. Como disse o presidente Aécio Neves na sua nota, eu não consigo imaginar o PSDB sem Serra.”
Líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP)
“Serra faz parte da história do PSDB, é um dos seus fundadores, deu contribuições decisivas para o partido e para o Brasil. E terá também um papel fundamental na formulação das propostas que serão apresentadas ao país no próximo ano. É inimaginável pensar o PSDB sem a participação do Serra na caminhada que teremos pela frente e no desafio de apresentarmos aos brasileiros um projeto que faça com que o Brasil se encontre consigo mesmo depois desses quase 11 anos de paralisia e de ineficiência do governo federal.”
Líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT)
“Avalio a permanência de José Serra no PSDB como um fato imprescindível para o partido. E, acima de tudo, uma demonstração do que esperamos de um político como o Serra – um político maduro, importante para o partido e para o Brasil. A permanência de Serra mostra que a oposição está unida; e não apenas para as eleições, mas principalmente para lutar contra o modelo quase ditatorial de administração que o atual governo impõe para o país. Serra tem o sentimento de ajudar a construir um país melhor. Ele é uma figura política respeitada no Brasil e no mundo, e estamos muito felizes com a sua permanência.”
Deputado federal Duarte Nogueira e presidente do PSDB-SP
“Avalio de maneira alvissareira, positiva. É difícil imaginar o PSDB sem o Serra, que é um dos fundadores do partido e tem 25 anos de militância na legenda. E mesmo antes da formação do partido, ele foi, ao lado de outras figuras notáveis como Franco Montoro, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, fundamental na redemocratização e na construção de um novo momento para o país. A confirmação de sua presença no PSDB não traz apenas satisfação, mas também a certeza de que o partido contará com ele para oferecer uma alternativa à população no ano que vem. Uma alternativa a esse governo que está caindo em descrédito. A população tem mostrado o seu descontentamento com a gestão da saúde, da inflação, com a alta carga tributária, o inchaço da máquina. É um governo de muita propaganda e pouquíssimos resultados. Serra, por sua vez, se caracterizou por sempre apresentar projetos que se realizam – seja como governador, prefeito, senador, deputado e ministro. Poucos partidos podem contar com figuras como José Serra.”
Prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio (PSDB)
“Gestos são a verdadeira medida de um homem. São eles, sejam pequenos ou amplos em sua abrangência, que definem como alguém haverá de ser lembrado. Seu voto sempre renovado de coerência e amor pelo Brasil evidencia sua grandeza de homem público e ser humano e reforça a opinião que tenho de percebê-lo singular e generoso. Tenho orgulho de ser seu companheiro e amigo.” Postado no facebook.