Início Bancada Tucanos querem ouvir senador boliviano e diplomata brasileiro

Tucanos querem ouvir senador boliviano e diplomata brasileiro

Carlos Sampaio, Líder do PSDB na Câmara

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), e o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), apresentaram requerimento solicitando a realização de Audiência Pública na Comissão de Segurança com a presença do senador boliviano Roger Pinto Molina para que preste esclarecimento sobre os motivos pelos quais solicitou asilo ao Brasil e sobre denúncia que apresentou de ligações de autoridades com o narcotráfico e com o crime organizado. O requerimento será votado nesta quarta (28) pela Comissão.

“Essa audiência será uma boa oportunidade para saber sobre as denúncias do senador que ligam autoridades do governo boliviano ao tráfico de drogas. Além disso, ficaremos cientes sobre os processos contra ele que o levaram a pedir asilo ao nosso país”, justificou Otavio Leite.

“É importante sabermos como se deu todo o processo de concessão de asilo diplomático ao senador Molina e os motivos que levaram o diplomata Eduardo Saboia a conduzir, supostamente à revelia, a operação que trouxe o parlamentar boliviano ao território brasileiro”, defendeu Carlos Sampaio.

Os parlamentares convidaram também o diplomata Eduardo Saboia que tomou a decisão de tirar o senador da Bolívia por entender que havia situação de risco a vida do parlamentar após 15 meses de confinamento. Para o presidente da Comissão, o diplomata teve muita coragem ao tomar uma decisão ousada em defesa dos direitos humanos.

Segundo os parlamentares, a realização da audiência é fundamental para o esclarecimento dos fatos no desempenho das atribuições constitucionais do Legislativo de acompanhamento das ações do Executivo.

Do PSDB Nacional

Artigo anteriorAloysio: “É preciso votar logo o Marco Civil da Internet”
Próximo artigoApagão atinge Nordeste do país