Início Destaque Lateral Home Tucanos relembram luta de Tancredo Neves em defesa da democracia

Tucanos relembram luta de Tancredo Neves em defesa da democracia

Tucanos relembram luta de Tancredo Neves em defesa da democracia
A exposição traz fotos, vídeos, notícias de jornal e documentos históricos, como diploma de presidente expedido pelo Senado, no dia 15 de março de 1985

A trajetória política do ex-presidente Tancredo Neves foi lembrada por parlamentares do PSDB nesta quarta-feira (11), durante a abertura da exposição permanente sobre a vida do político mineiro no Panteão da Pátria e da Liberdade, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

A solenidade contou com a presença do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Para o deputado federal e presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Sérgio Guerra (PE), Tancredo é o principal nome do período de redemocratização. “Entre tantos que contribuíram para que o país superasse a ditadura e se transformasse num país evidentemente democrático, ele foi o maior de todos. Presidiu,com sua inteligência e experiência, uma mudança que devolveu ao povo a democracia”, afirmou Sérgio Guerra.

O legado de Tancredo Neves também foi ressaltado pelo deputado federal Mendes Thame (SP), secretário-geral do PSDB: “Impossível criar um país livre e forte sem o respeito ao estado de direito. Tancredo sempre foi um defensor de que é preciso ter um governo técnico e competente, capaz de resolver as questões difíceis do cotidiano difícil das pessoas, através da boa gestão”, disse.

História- Tancredo foi o primeiro presidente eleito no período pós-ditadura. Em 1985, foi eleito pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu dias antes da posse e morreu sem assumir o mandato.

A exposição traz fotos, vídeos, notícias de jornal e documentos históricos, como diploma de presidente expedido pelo Senado, no dia 15 de março de 1985.

Para o deputado Bruno Araújo (PE), a mostra preserva a história de um homem fundamental à conquista da democracia.

E destacou: “Um país que não exalta sua cultura não tem futuro. A memória de Tancredo reporta a todos um sinônimo de luta por liberdade.”

Serviço: Exposição “Memorial Tancredo Neves”
Local: Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
Endereço: Praça dos Três Poderes – Brasília/DF
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h – Entrada franca

Artigo anteriorEmprego na indústria cai
Próximo artigoPSDB quer perda de mandato de condenados