Hoje a figura de Fernando Henrique Cardoso ultrapassou as disputas políticas, diferenças de ideias e opiniões que poderiam significar qualquer barreira entre ele e os brasileiros.
Dia 18 o eterno presidente completou 80 anos de vida traduzidos em episódios importantes que mudaram a história de todo um país. Acabei de assistir a um depoimento de FHC em que lhe fora perguntado o que esperava para a próxima década, e entre as respostas me marcou sua última palavra: convicção.
Sinônimo de suas ações como presidente e que continuam a permear todos os seus projetos. Podemos chamá-lo de um homem de convicção, movido por ideais que acreditou e defendeu em todos os momentos cruciais da história, desde a ditadura até sua luta para conseguir combater a inflação e criar uma moeda forte. Até hoje governantes exercem políticas inovadoras criadas por ele.
Voltando ao parágrafo inicial…até a presidente Dilma desejou “parabéns” e falou sobre sua contribuição ao país. Isso realmente é romper barreiras, mas na verdade demonstra o respeito que os políticos têm pelo presidente, aquém de qualquer disputa.
Entre inúmeras conquistas para o país, a maior delas é a admiração dos brasileiros demonstrada pela credibilidade que ele tem para participar de forma decisiva de temas tão importantes para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.
FHC consegue ser jovem aos 80 anos e isso é um privilégio de poucos, ele é a tradição e a inovação que caminham lado a lado. É a própria história do PSDB e ao mesmo tempo o grande responsável por ideias de renovação e fortalecimento partidário.
Contrariando a cobertura dada por alguns veículos de comunicação, que o chamam de “elitista”, o sentimento das pessoas em relação a ele demonstra respeito e admiração. Há alguns meses atrás ele participou de um documentário sobre drogas, e para tal estudou profundamente o tema e se dedicou com a mesma convicção que ele deseja manter pelas próximas décadas.
O que mais me impressiona e orgulha são suas opiniões sempre tão atuais, que só podem ser construídas por um jovem com 80 anos de experiência e sabedoria.