Início Notícias do PSDB Unesp terá novo prédio para centro de reabilitação em Marília

Unesp terá novo prédio para centro de reabilitação em Marília

Obra deve ampliar atendimento em terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia

O Centro de Estudos da Educação e da Saúde (Cees), unidade auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Unesp em Marília, funcionará em um novo prédio em 2013. A estrutura será construída a partir de janeiro de 2012 e custará cerca de R$ 7 milhões. Atualmente a unidade atende quase 4 mil pessoas por mês, com duzentos nomes na lista de espera.

De acordo com a supervisora do centro, Ana Cláudia Vieira Cardoso, professora da FFC, o novo prédio é bem-vindo porque o espaço físico atual se tornou pequeno para o desenvolvimento das atividades de estágio dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. “A estrutura que temos não estava mais respondendo às especificações para serviços na área de saúde. Com o novo prédio, os atendimentos poderão melhorar e aumentar”, afirma a supervisora.

Hoje o Cees está localizado fora do Câmpus e realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. O principal público do centro são crianças em fase escolar. Os atendimentos são realizados por 194 alunos do terceiro e do quarto anos dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional oferecidos pela Unesp na FFC. Os graduandos são orientados por professores especialistas em cada área.

Na Fisioterapia as áreas de atendimentos são cardiologia; neurologia adulto e infantil; sistema respiratório; ortopedia e reumatologia. O foco da Terapia Ocupacional está nos portadores de deficiência física com necessidade de adaptação aos afazeres do dia a dia. A Fonoaudiologia trata de audiologia clínica e educacional; diagnóstico fonoaudiológico; gagueira; disfagia; e distúrbio de aprendizagem e voz.

“Alguns usuários necessitam de atendimentos em todas estas áreas de atuação”, acrescenta a supervisora. Segundo Ana Cláudia, o Cees beneficia a população carente, que não possui meios para fazer tratamentos como esses. Os estagiários, por sua vez, entram em contato com a realidade da profissão mesmo antes de se formar. Além dos filhos, os pais também são orientados sobre a forma correta de lidar com os problemas das crianças.

O Cees foi criado em 1999 pela fusão do Centro de Orientação Educacional (COE) com a Clínica de Fonoaudiologia da FFC.

Da Unesp

 

Artigo anteriorMinistro fez ‘escritório político’ na empresa
Próximo artigoAlckmin fala dos investimentos em políticas de inclusão no Estado