“Juntos podemos salvar milhões de vidas”. A frase resume o significado da participação dos 110 alunos dos 4º anos da EMEB Dom Bosco (Jd. São Marcos), de Valinhos, no curso de formação de Agente Mirim de Trânsito. Eles reafirmaram o compromisso no último dia 21, quando foram certificados durante cerimônia na escola, em uma noite mais que especial, na presença de seus familiares, professores, equipe responsável pela capacitação, do prefeito Clayton Machado, dos vereadores Lorival (presidente da Câmara Municipal) e Léo Godói, e policiais militares.
As crianças estavam devidamente uniformizadas com coletes do programa oferecidos pela Porto Seguro Auto, parceira da ação, e entraram na cerimônia como guardas-bandeiras. Esta é a terceira turma formada, no curso que é referência para outros municípios do Estado, como Cajamar representada na cerimônia pelo chefe de Divisão de Educação e Engenharia de Tráfego, Adroaldo dos Santos.
Além da entrega dos diplomas, foram premiados cinco alunos de cada uma das salas, vencedores do concurso de redação com o tema sobre boas condutas no trânsito e como multiplicar os conhecimentos adquiridos. Houve ainda a apresentação, pelos alunos, da peça “Pedestre, eu respeito”, tema da campanha desenvolvida este ano dentro do Programa Municipal de Educação e Segurança no Trânsito.
Os professores dos 110 alunos também foram homenageados e certificados, com o compromisso de disseminar os conteúdos aplicados uma vez por semana, durante os quatro meses de curso.
A capacitação, oferecida pela Secretaria de Transportes e Trânsito, contou com a parceria das secretarias da Educação e Defesa do Cidadão. Os alunos aprenderam sobre hierarquia e disciplina, ordem unida e civismo, primeiros socorros e conduta do Agente Mirim, com aulas ministradas pelo Guarda Civil Municipal, Sidney Aureliano.
Também, sob orientações de agentes de trânsito, os alunos vivenciaram as regras de trânsito em uma mini-cidade, assistiram a um vídeo sobre os efeitos nocivos do consumo de bebida alcoólica à saúde e reflexos no trânsito, condutas para pedestres e ciclistas, função do agente de trânsito e sinalização no entorno da escola. Ainda dentro da programação, os formandos tiveram aulas de alimentação saudável.
“Parabenizo a todos vocês que participaram deste processo, os alunos, educadores e especialmente os pais, importantes aliados para o aproveitamento máximo da educação de seus filhos. Vocês crianças, tiveram uma oportunidade única de receber ensinamentos ricos sobre a melhor vivência no trânsito, que nós, hoje adultos, não tivemos no passado. Um aprendizado que fará a diferença por meio de vocês como cidadãos e futuro de nossa cidade”, disse o prefeito Clayton que ainda aproveitou a oportunidade para alertar os alunos quanto ao uso consciente da Internet. “A internet é uma ferramenta importante, mas muitos jovens acabam entrando em caminhos perigosos. Vamos fazer um pacto para saber usar a internet com sabedoria?”, falou.
A diretora da EMEB Dom Bosco, Sueny de Fátima Borges, que acompanhou a formação das três turmas, solicitou a realização da capacitação para o próximo ano também. “Este é um projeto muito importante que fazemos questão de dar continuidade”, disse. O Secretário de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho, de pronto atendeu ao pedido e afirmou que além da EMEB Dom Bosco, o programa será levado a mais uma escola em 2014, a ser definida.
“É um programa necessário, pois é através destas crianças que vamos conseguir disseminar na sociedade toda uma nova postura perante o trânsito, um novo comportamento na circulação. O quê eles aprenderam será multiplicado pela cidade, transformando o nosso trânsito para melhor”, destacou o secretário.


