Início Bancada Valinhos já informatizou 87% das unidades de saúde da cidade

Valinhos já informatizou 87% das unidades de saúde da cidade

O processo de informatização da Secretaria da Saúde de Valinhos já atingiu 87% das 39 unidades da Pasta. O sistema contratado, SISS-Saúde (Sistema Inteligente a Serviço da Saúde), possibilita o cadastro unificado do usuário, realiza admissão e recepção de pacientes, diminuindo filas e atrasos, controla os agendamentos de consultas e exames, atendimento de enfermagem e médico, atua na dispensa e controle de medicamentos, entre outros processos.

Neste mês, a expansão do projeto ocorre, principalmente, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), além de outras áreas, como Regulação de exames especializados e imunização/vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A primeira fase na UPA 24h já está concluída e consiste na instalação de totem para emissão e gerenciamento de senhas de atendimento; recepção com cadastro unificado e histórico de atendimento na UPA; e relatórios gerenciais. Nesta etapa, os funcionários já passaram por treinamento para a operação do sistema. As fases dois e três, referentes a prontuário médico e triagem e classificação de risco, estão em processo de planejamento.

Segundo o secretário da Saúde, Nilton Tordin, o SISS-Saúde proporciona uma gestão completa na Saúde, desde as áreas administrativa, financeira e assistencial, contribuindo com a qualidade de vida das pessoas.

O sistema SISS-Saúde começou a ser implantado na Rede Municipal de Saúde em 2014, por meio de contrato com a GIESPP, responsável pela implantação do sistema, além de equipe de suporte local, assessoria e apoio técnico na gestão do sistema e serviços municipais de saúde.

Prontuário eletrônico – O prontuário eletrônico do paciente já está 100% em funcionamento em algumas UBS e possibilita ao médico, de maneira eletrônica e em tempo real, avaliar os resultados de exames, queixas, condutas anteriores, caderneta de vacinação, entre outros. É possível também gerar na hora agendamentos, fichas médicas e atestados.

A modernização e informatização do sistema atingirão as áreas de atenção básica com as 14 UBS; atenção especializada, englobando 13 unidades, como Centro de Especialidades de Valinhos, CAPS Adulto e Infantil, Centro de Atenção à Mulher, Melhor em Casa, Programas e Projetos e outros; urgências e emergências, UPA; assistência farmacêutica; Laboratório Municipal; área de apoio, Central de Regulação, Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador e outras. Quase todas as unidades já têm algum módulo do programa em funcionamento.

 

Artigo anteriorEsgoto e asfalto transformam realidade de famílias de São Bernardo
Próximo artigoAlckmin anuncia pacote para Segurança Pública