Início Artigos Verão sem piscinas públicas?

Verão sem piscinas públicas?

No verão, a procura por opções de lazer na cidade aumenta consideravelmente. Entre os equipamentos públicos municipais mais requisitados estão os clubes escolas.

Administrados pela Prefeitura, eles funcionam como pontos de encontro aos munícipes que vivem nos bairros onde estão localizados e oferecem, entre outros, ginásios esportivos, campos de futebol, quadras poliesportivas, salas de ginástica e piscinas.

E justamente nessas últimas, refúgios preferidos da população nos dias de altas temperaturas, estão os maiores problemas. De acordo com reportagem publicada no jornal Agora São Paulo no começo de novembro, várias delas apresentavam problemas.

No Centro Escola da Lapa, por exemplo, a reclamação mais constante é a de falta de professores de natação. Há meses aulas não são dadas no local. Na Vila Mariana, onde localiza-se o Clube Escola Ibirapuera, as duas piscinas vistoriadas estavam sujas e desgastadas. Também não havia funcionários na portaria para barrar a entrada de estranhos ou dar informações às pessoas.

Vale ressaltar que ambos bairros tiveram alguns dos maiores reajustes do IPTU, segundo projeto sugerido pelo prefeito Fernando Haddad. Na Lapa, o aumento previsto para 2014 é de 17,5% aos imóveis residenciais e na Vila Mariana, o número chega a 19,8%.

O Clube Escola localizado na Vila Maria, onde o acréscimo ao tributo foi de 5%, a piscina olímpica está interditada devido a um vazamento. Aos frequentadores foi prometida uma reforma para o mês de agosto, mas até o momento, nada aconteceu. O mesmo acontece na unidade Parque do Carmo. Fechadas para reforma desde o inverno, as piscinas sequer têm previsão de reabertura.

De acordo com o próprio site da Prefeitura, as atividades dos clubes fazem parte do calendário oficial da cidade. Voluntários podem, por meio do programa Amigos do Esporte, oferecer aulas e ações diversas para os munícipes. Porém, para que tudo isso seja possível, a gestão municipal precisa dar a devida atenção aos clubes esportivos e zelar por sua infraestrutura.

Mediante inscrição gratuita, todos os moradores da capital podem frequentar as piscinas dos clubes escolas. Só precisam, no entanto, de condições adequadas para fazê-lo. Aguardamos providências.

Artigo anteriorPrefeita Maria Vicentina entrega Escola “Padre Giorgio Musizzano” revitalizada
Próximo artigoSó 11% das escolas brasileiras têm laboratório de Ciências