O PSDB-Mulher reúne, na quinta, 29, e na sexta-feira, 30, em São Paulo as vereadoras paulistas e cariocas no workshop Empoderamento Político Feminino.
A agenda de eventos do Partido da Social Democracia acontece em todo o Brasil para promover a participação das mulheres na política. Em São Paulo, as tucanas ocupam 18 prefeituras e 129 cadeiras nos parlamentos municipais.
Neste encontro, 70 lideranças femininas serão envolvidas nas dinâmicas que abordam temas como a Organização do Mandato, o relacionamento com outros poderes e a elaboração de projetos de lei. Na programação também está a formação da Rede de Vereadoras do PSDB.
O evento será realizado com o apoio da Fundação Konrad Adenauer, instituição política com perfil cristão-democrático que, por meio da educação política e de assessoramento, se engaja na defesa da paz, da liberdade e da justiça no mundo inteiro, com atuação no Brasil há mais de 40 anos.
Segundo a presidente do PSDB-Mulher, Almira Garms, a presença de mulheres nas atividades do partido está cada vez mais forte e esse movimento nacional pretende contribuir para aumentar a sua atuação nos parlamentos do País, que hoje é de 9%. O mais recente ranking da União Interparlamentar (IPU) mostra que as mulheres têm conquistado mais cadeiras nos Parlamentos mundiais. Em fevereiro de 2009, elas representavam 18,3% das deputadas e senadoras em 188 países avaliados. Segundo os mais recentes dados divulgados em setembro de 2009, passam a ser 18,5%.
Confira a programação do workshop, que acontece na sede do Diretório Estadual do PSDB, na capital paulista:
1° dia
17:30 Credenciamento
18:30 Abertura
Thelma de Oliveira – vice-presidente do PSDB-Mulher Nacional
Almira Garms – Presidente do PSDB-Mulher de SP
Sebastiana Azevedo – Presidente do PSDB-Mulher do RJ
Felix Dane – Fundação Konrad Adenauer
Duarte Nogueira – Presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP
19:00 Mesa Redonda: Sistema político brasileiro e gênero
Lúcia Avelar – Cientista Política
José Mário Brasiliense – Diretor Executivo da Oficina Municipal
Gislaine Caresia – Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP
20:30 Coquetel
2º dia:
09:00 Comunicação não-violenta
Sandra Caselato – Psicóloga
10: 30 Coffee Break
10:45 Manifestações e participação política feminina: análise de
conjuntura
Humberto Dantas – Doutor em Ciência política
Maria Isabel Cunha Soares – Mestranda em Direitos Humanos
12:45 Almoço 14:00 Liderança e trabalho em equipe
Maria Fernanda Teixeira da Costa – consultora
16:00 Propostas de ações e programas regionais
Nancy Ferruzzi Thame – Vice-presidente do PSDB Mulher
Maria Fernanda Teixeira da Costa – consultora
16:30 Coffee Break
17:00 Encerramento e entrega dos certificados