Início Eleições 2012 Viaduto estaiado em Sumaré irá melhorar o trânsito

Viaduto estaiado em Sumaré irá melhorar o trânsito

Viaduto estaiado em Sumaré irá melhorar o trânsito
O novo viaduto vai facilitar a vida não apenas dos passageiros dos ônibus coletivos, mas de todos os motoristas

A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, e o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Governo do Estado), Joaquim Lopes, tiveram nesta terça-feira, 3 de setembro, a primeira reunião de trabalho para definição das diretrizes gerais a partir das quais será projetado o novo viaduto estaiado ligando o Centro da cidade ao início da Avenida da Amizade, em Nova Veneza. Joaquim Lopes ressaltou que o viaduto vai duplicar a capacidade atual de transposição da linha férrea existente no sistema viário da cidade, restrita às quatro faixas da passagem inferior do Viaduto Comendador Aristides Moranza. Isto porque a obra, orçada inicialmente em R$ 45 milhões (valor que pode variar ao longo das próximas etapas), deve ter duas pistas, com quatro novas faixas de rolagem no total.

“Temos hoje a ferrovia e o Quilombo como barreiras naturais para se acessar o Centro, e só há uma passagem. Quando o novo viaduto estiver pronto, vai facilitar a vida não apenas dos passageiros dos ônibus coletivos, mas de todos os motoristas que precisam atravessar de um lado para o outro (da linha férrea e do ribeirão). Será uma grande melhoria para a cidade”, afirmou o presidente da EMTU. Ele acredita que a licitação para a realização da obra em si possa estar finalizada já em novembro ou dezembro deste ano e que o novo viaduto deva estar pronto cerca de 12 meses depois da assinatura da ordem de serviço.

Também esteve na reunião de ontem o coordenador do Condephaea (Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Etnológico e Arquitetônico de Sumaré), Carlos Henrique Nascimento, que deve apresentar as diretrizes para o projeto aos demais membros do conselho em uma reunião marcada para esta quarta-feira, dia 4.

EMPRESA
A empresa vencedora da licitação para a confecção dos estudos de circulação viária, licenciamento ambiental e dos projetos arquitetônico, básico e executivo é a Fupam (Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente), da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo), representada na reunião pelo coordenador adjunto Valdemir Santos e sua equipe.

Segundo o coordenador da Fupam, 20 a 30 técnicos iniciarão imediatamente o detalhamento do projeto para ser apresentado até o final do mês, incluindo a troca de informações com os órgãos ambientais, de Planejamento e de patrimônio histórico da cidade. “O convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a EMTU já prevê o desenvolvimento conjunto deste projeto”, explicou Valdemir Santos.

“Foi uma primeira reunião bastante produtiva, para alinhar o início do projeto do viaduto. Dentro dos próximos 20 a 25 dias, a EMTU deve apresentar um primeiro detalhamento (chamado de estudo de massas e diretrizes viárias) da proposta, talvez já com uma visualização em 3D de como ele vai ficar. Nossa proposta é fazer todas as etapas de forma alinhada entre Município, Condephaea e EMTU, para que todas as dificuldades sejam resolvidas já durante a fase de definição do projeto executivo”, explicou a prefeita Cristina Carrara.

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