O vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, recebeu na tarde desSa quinta-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, a ministra do Comércio Exterior da França, Chistine Legarde. Na pauta do encontro, a relação comercial entre São Paulo e a França. (foto: Ciete Silvério)
Dados da Secretaria de Desenvolvimento, revelam que o país europeu é o 7º em investimentos anunciados para São Paulo, com cerca de US$ 200 milhões. Somente em 2006, o Estado exportou para a aquele país US$ 539 milhões; um crescimento de 22,5% em relação a 2005. Entre os principais produtos exportados estão aeronaves, máquinas, caldeiras, papel e materiais elétricos.
Para o vice-governador, o encontro foi uma oportunidade para intensificar o comércio bilateral entre franceses e paulistas. Goldman observou que a Secretaria de Desenvolvimento – pasta chefiada por ele – mantém acordos firmados com regiões da França. “Existem entendimentos para que possamos formalizar acordos com novas regiões francesas”, explicou.
Segundo ele, o objetivo é criar condições para que empresas francesas se estabeleçam em território paulista. “Precisamos de investimentos, capitais que são fundamentais para gerar produção, riqueza e emprego no Estado de São Paulo”, completou.
Já a ministra do Comércio Exterior Chistine Legarde, informou que durante o encontro foram discutidos assuntos como o fornecimento de tecnologia francesa para o transporte de São Paulo. “Nossa pretensão é aprofundar a cooperação, uma vez que disponibilizamos de toda tecnologia de inovação com métodos pouco explorados”, frisou.
Outro tema discutido foi a contribuição do Estado de São Paulo ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Fonte: Governo de São Paulo