A secretária municipal de Assistência Social de Votuporanga, Marli Beneduzzi Pignatari, conquistou uma horta do programa Hortalimento do governo do Estado para ser implantada no município. A confirmação foi feita pela secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, que esteve em visita nestas quinta e sexta-feiras à região, acompanhada do deputado estadual Carlão Pignatari.
Recentemente, Marli esteve em São Paulo, juntamente com o vereador Walter José dos Santos – Wartão, onde foi conhecer as hortas do Projeto de Agricultura Urbana e Hortas Comunitárias, realizado pela organização Cidades Sem Fome.
O projeto é semelhante ao Hortalimento, que tem como objetivo superar as diferenças sociais, visando diminuir a insegurança alimentar e nutricional de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a secretária Marli, o Hortalimento oferece à população de baixa renda acesso à alimentação saudável e remuneração pelo cultivo de plantas fitoterápicas, frutas e legumes em hortas feitas em estufas. O projeto tem o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda para as pessoas que trabalham na horta.
As prefeituras que firmam convênio recebem um recurso por parte do governo para construir a estufa onde a horta será feita. Essa estufa poderá ser irrigada por meio de gotejo/microasperção ou hidroponia.
De acordo com Marli Pignatari, o projeto de hortas comunitárias deverá ser colocado em prática inicialmente em duas áreas do município: uma no distrito de Simonsen e em um terreno do bairro Sonho Meu. “É, sem dúvida, um projeto de grande alcance social, e essa parceria será muito importante para as famílias de baixa renda”, destacou Marli.