Início Destaques Trajetória de Prefeito tucano é destaque na imprensa

Trajetória de Prefeito tucano é destaque na imprensa

Em outubro de 2010, o prefeito de Franca, Sidnei Franco da Rocha (PSDB), teria marcado apenas mais um grande feito em sua trajetória política, não fosse o jornal Comércio da Franca ter, merecidamente, dado o devido destaque ao fato, com a publicação, agora em março, de um suplemento contando a história do mandatário da cidade que bateu o recorde de dias no comando da prefeitura.

A primeira gestão de Sidnei Rocha como prefeito aconteceu entre fevereiro de 1983 e abril de 1987. O mandato terminaria em dezembro de 1988, mas o prefeito renunciou ao cargo para assumir, a convite do então governador Orestes Quércia, a presidência da Vasp.

Esse fato rendeu muito desgaste político a Sidnei Rocha, que, mesmo com 81% de aprovação popular, aceitou o desafio proposto pelo governador, deixando comando da prefeitura para o vice-prefeito.

Em dezembro de 1988, ao deixar o cargo na empresa, se afastou da vida pública, para dedicar-se aos seus negócios particulares. Porém, pouco tempo depois, resolve retomar a carreira política. Em 1992 e em 2000 teve duas tentativas frustradas de voltar como prefeito.

As derrotas serviram apenas para fortalecer obstinado Sidnei. Em 2004 volta por cima, ao ser eleito com 57.941 mil votos, tornando célebre uma de suas tantas frases: “o defuntão político ressuscitou”.

Mas o ponto alto de sua trajetória aconteceria em 2008, quando recebeu a maior votação já alcançada por um político de Franca – 110 mil votos, sendo reeleito para cumprir o seu terceiro mandato como prefeito.

Sidnei Rocha, que iniciou sua carreira política em 1976, aos 33 anos de idade, quando foi o vereador mais votado da cidade, com 3.162 votos, 5,7% do total, consegue, ainda hoje, impressionar pelos números alcançados pela sua administração.

Em 26 de junho de 1987, o Jornal Folha de São Paulo publicou pesquisa informando que a primeira administração de Sidnei Franco da Rocha, frente à prefeitura de Franca, havia sido considerada entre boa e ótima por 81% da população.

Em dezembro do ano passado, o GCN Comunicação, que publica o jornal Comércio da Franca, encomendou uma pesquisa de opinião pública ao Instituto Datalink, para avaliar a administração pública.

Passados mais de 23 anos de uma pesquisa para a outra, a atual indicou que para 77,7% dos francanos o governo é considerado ótimo ou bom. Se considerarmos que regular também é aprovação, o índice de aceitação salta para 92,2%.

Hoje, aos 67 anos de idade, Sidnei Franco da Rocha, natural de Itirapuã, e que chegou a Franca aos 13 anos, acompanhado pela mãe e mais quatro irmãos, além do velho caminhão de mudanças, tem uma vida realizada, mas não menos cheia de desafios.

Casado com Diva Faleiros Franco da Rocha, há 34 anos, é pai de três filhos: Rogério, Davi e Aline. Empresário bem sucedido, mesmo sem abandonar por um segundo suas responsabilidades como prefeito, Sidnei não quer antecipar seu futuro.

Em 31 de dezembro de 2012 deixará a prefeitura e, com o seu temperamento inquieto, deixa apenas uma dica para quem quer apostar em suas novas metas: “Nem sei se vou estar vivo. Mas pode me procurar em janeiro do ano eleitoral que eu falo”.

Segundo o Secretário Geral do PSDB-SP, César Gontijo, “a trajetória do prefeito Sidnei Rocha, de Franca, orgulha a todos nós, tucanos. A sua administração é uma referência não só para o PSDB de São Paulo, como para o Brasil”.

COMPARTILHE
Artigo anteriorCredcard Hall -01/09/2010
Próximo artigoDNA Tucano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*