Início Notícias do PSDB Tucanafro homenageia força e resistência da mulher negra

Tucanafro homenageia força e resistência da mulher negra

Em evento virtual realizado neste domingo, o Tucanafro Estadual homenageou 24 mulheres do secretariado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado oficialmente neste domingo (25).

Para o presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, o momento é de homenagear as mulheres negras e sua luta por igualdade e reforçar sua importância.

Para ele, é também oportunidade de agradecer a militância do Tucanafro e sua força. “Essa militância que se torna cada vez mais forte e unidade e cada vez melhor” disse, reforçando sua relevância no processo de prévias pelo qual passa o partido neste momento. O governador João Doria disputa internamente a indicação como candidato à Presidência da República.

Vinholi destacou ainda as boas notícias vindas do Governo do Estado. “É um momento de muito otimismo com a possibilidade do avanço das políticas de equidade racial que avançarão muito neste ano. Agora é vez, voz e voto!”, afirmou se referindo às ações do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Socioeconômico, coordenadas por Ivan Lima, que também é presidente do Tucanafro.

Para Lima, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e também Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, reforça a luta histórica da mulher para sobreviver em um mundo racista e machista. “E o Tucanafro, ao homenagea-las e relembrar a data, reforça seu compromisso com essa luta”, afirmou.

A abertura do evento foi feita pela enfermeira Mônica Calazans, a primeira brasileira vacinada contra a Covid-19, que ressaltou a importância da data para as mulheres negras. “Lembrei hoje que após ser vacinada levantei a mão com o punho cerrado em um ato involuntário, mas que hoje entendo como um gesto de vitória, de bravura que diz porque a mulher negra estava ali, naquele momento. É algo que carrego com orgulho e que entrou para a história”, disse.

As homenageadas ressaltaram as dificuldades ainda impostas às mulheres, especialmente às mulheres negras e a necessidade de continuar e fortalecer a luta por equidade.

“Ser mulher preta não é só sobre existir. É sobre luta e resistência. É ter de constantemente ter de provar a sua capacidade, trabalhar dobrado para mostrar seu valor ao mesmo tempo em que cuida da casa e da família”, disse Eloá Zani, homenageada do Tucanafro Peruíbe.

“Estamos em um mundo governado por homens para outros homens”, disse, ressaltando que este é um quadro que deve mudar já que as mulheres são 52% da população. “Nós estamos aqui para lutar, sermos vistas e ouvidas”, disse.

Para Anastácia dos Santos, do Tucanafro Araraquara, a homenagem é um momento de passar adiante as vitórias da mulher negra. “Somos fortes para lutar porque tudo para nós é mais difícil, mas não é impossível. Que todas tenhamos a consciência que podemos chegar lá, temos esse direito e que passemos isso para frente”, afirmou.

Confira as homenageadas
1- Vice Presidente Isabel Marcelinho- Tucanafro Estado de São Paulo
2- Vereadora Nathália Gonzaga – Tucanafro Presidente Prudente
3- Anastácia dos Santos – Tucanafro Araraquara
4- Áurea Miranda – Tucanafro Barretos
5- Célia Maria Leandro -Tucanafro Arujá
6- Débora Sundby – Tucanafro Guarujá
7- Elis Regina – Tucanafro São Sebastião
8- Eloá Zani – Tucanafro Peruíbe
9- Iracema Menezes -Tucanafro Santos
10- Letícia Coelho – Tucanafro Sertãozinho
11- Marcela Larissa – Tucanafro Santa Isabel
12- Márcia Macedo – Tucanafro Cajamar
13- Maria Elizabeth – Catalani Tucanafro Araçatuba
14- Maria Lucia – Tucanafro Município de São Paulo
15- Marlene Domingues – Tucanafro Ribeirão Preto
16- Professora Leny – Tucanafro Lorena
17- Roselaine Felipe – Tucanafro Mauá
18- Rosimere Silva – Tucanafro Fernandópolis
19- Sandra Catarina – Tucanafro Mogi das Cruzes
20- Silvia Isabel – Tucanafro Tambaú
21- Solange Lacerda – Tucanafro Itupeva
22- Telma Oliveira – Tucanafro Sorocaba
23- Yasmim Nascimento – Tucanafro Bauru
24- Simone Flausino – Tucanafro Estado de São Paulo