O governador João Doria fez hoje um apelo aos deputados federais e senadores de São Paulo para que atuem em favor do estado junto ao Ministério da Saúde com relação à solicitação dos medicamentos que compõem o chamado kit intubação.
Há 40 dias a Secretaria de Estado da Saúde faz reiteradas solicitações ao Ministério para que atenda o estado, uma vez que a gestão Bolsonaro confiscou a produção nacional dos insumos. Não houve qualquer resposta (veja abaixo os ofícios).
“Faço um apelo aos Deputados Federais e Senadores de SP que verifiquem porque os 9 ofícios que enviamos ao Min. da Saúde solicitando medicamentos para intubação foram ignorados. Enquanto isso, estamos adotando providências para adquirir os medicamentos no mercado internacional”, disse Doria em uma rede social.
Ao todo, foram encaminhados nove ofícios ao Ministério da Saúde solicitando com urgência o envio dos medicamentos, sem que houvesse qualquer resposta.
“Como se não bastasse não habilitarem leitos de UTI e a lentidão para prover vacinas em plena pandemia, ignoram esta necessidade”, afirmou Doria. “Para piorar, requisitaram a produção nacional destes medicamentos dificultando a compra por governos estaduais e municipais. Repito: o Ministério da Saúde requisitou a produção nacional destes medicamentos, e SP ficou 6 meses sem receber nenhum item proveniente desta requisição”, explicou.
Segundo Doria, o Governo de São Paulo adotou providências para adquirir os medicamentos no mercado internacional.
“Inacreditável a irresponsabilidade e o descaso com a vida dos brasileiros”, desabafou o governador.
Apoio
O senador José Serra, que foi ministro da Saúde durante o governo FHC, veio a público se colocar à disposição do estado. “Como senador por São Paulo, me uno à secretaria da Saúde do Estado para exigir que o Ministério da Saúde reponha em 24h os estoques de kit intubação do estado”, disse.