A autorização para que os táxis com passageiros voltem a circular nas faixas exclusivas de ônibus é uma boa notícia. A proibição, afinal, se baseava na demagógica alegação de que seu objetivo era dar prioridade ao transporte coletivo. A mudança constitui uma admissão, embora não explícita, de que intervenções importantes que o atual governo municipal vem fazendo no sistema de transporte não se baseiam, como deveriam, em estudos técnicos. São mais pirotecnia do que qualquer outra coisa. É o que acontece também com as ciclovias, que se concentraram até agora no centro e não em áreas da periferia onde a demanda por esse tipo de transporte é significativa.
Demorou seis meses para a Prefeitura constatar, por meio de um estudo promovido por ela mesma, que a presença dos táxis nas faixas não prejudica a circulação dos ônibus. Seus técnicos observaram o tráfego de táxis em 70 km de faixas, principalmente no Corredor Norte-Sul, e concluíram que ele não afeta o desempenho dos ônibus. “A gente liberou alguns corredores muito carregados e lá não teve efetivamente nenhum comprometimento da velocidade dos ônibus”, disse Haddad ao anunciar a revogação da proibição. Leia AQUI.