Parlamentares afirmam que Lula tenta desviar a atenção dos escândalos no governo do PT
O comportamento do ex-presidente Lula de ocupar a cena política é uma estratégia para desviar a atenção dos escândalos de corrupção, na avaliação do líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e de Vanderlei Macris (SP). Eles se referem à viagem feita pelo ex-presidente para inaugurar um hospital em Feira de Santana, na Bahia, que não ficou pronto até o fim do mandato passado. Lula ainda afirmou que é um ajudante de Dilma Rousseff.
Para Nogueira, Lula tenta ajudar, mas acaba atrapalhando. “É mais um estilo de desviar a atenção dos fatos. Na verdade, se ele quer colaborar em alguma coisa, com a presidente Dilma e o seu governo, ele deveria dar esclarecimentos sobre as pessoas ligadas a corrupção, superfaturamento de obras, desvios de recursos públicos e que estão caindo pelas tabelas do Ministério dos Transportes”, afirmou. Segundo o líder, Lula deveria ter passado a sua sucessora um governo mais ético, eficiente e organizado.
O deputado Macris argumenta que o Lula não conseguiu se afastar do comando do país. Segundo o tucano, a estratégia não tem outra finalidade a não ser desviar as atenções dos atos de corrupção do PT. “Ele não concebe a hipótese de concorrência nesta área. A presidente Dilma está dando uma demonstração de muita fragilidade. E esse é o momento em que Lula tenta com seus movimentos também abafar escândalos, principalmente nos Transportes”, concluiu. Reportagem do jornal “O Globo” desta quinta-feira informa que o ex-presidente teve uma jornada de candidato, ontem, na Bahia, circulando por Santo Amaro da Purificação, Feira de Santana e Salvador, usando o helicóptero do governo baiano.
FONTE: Diário Tucano