Início Bancada Aécio Neves contesta proposta em estudo pelo governo de retirar preço dos...

Aécio Neves contesta proposta em estudo pelo governo de retirar preço dos alimentos de cálculo da inflação

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, reagiu nesta quarta-feira (23) à sugestão de membros do governo federal de retirar o preço dos alimentos do cálculo da inflação. A possibilidade foi divulgada pelo jornal O Globo e é contestada por economistas ouvidos pela publicação, que relataram a falta de precisão que a medida traria.

“Essa iniciativa até faria sentido, se viesse acompanhada da proibição para que a população comesse daqui por diante. Se o governo conseguisse determinar uma forma de que ninguém precisaria gastar recursos com alimentação, ela faria sentido”, ironizou Aécio.

O presidente do PSDB analisou o assunto durante entrevista que concedeu à Rádio CBN Cuiabá, da capital do Mato Grosso.Segundo o senador, a tentativa reflete a falta de gestão do governo federal para o combate da desvalorização da moeda.

“O governo perdeu o controle dessa que foi a principal conquista que nós tivemos nos últimos 50 anos no Brasil, o fim da inflação. O governo do PT começou a flexibilizar esses pilares macroeconômicos desde o final de 2008 e isso permitiu que a inflação recrudescesse e que nosso crescimento, no ano passado, fosse maior apenas do que o da Venezuela”, atacou Aécio.

O Relatório Focus, produzido pelo Banco Central com base em projeções estabelecidas pelo mercado financeiro, identificou uma expectativa de inflação em 2014 superior ao teto estabelecido pelo governo federal, que é de 6,5%. Caso a situação realmente ocorra, será a primeira vez desde 2004 que o Brasil verá inflação superior à meta.

Artigo anteriorMara Gabrilli vai aos EUA conhecer laboratório que estuda cura da paralisia
Próximo artigoSeminário LGBT do Congresso discutirá temas ligados a DSTs e aids por sugestão de Mara Gabrilli