Início Rádio Tucana Alckmin apresenta novo programa para redução da criminalidade no Estado

Alckmin apresenta novo programa para redução da criminalidade no Estado

[podcast]http://tucano.org.br/wp-content/uploads/2013/12/aFPADwFiciFa.128.mp3[/podcast]

O esforço empreendido pelo Governo do Estado para melhorar a segurança pública, valorizar o trabalho policial e reduzir os índices de criminalidade é o tema desta semana do programa de rádio Conversa com o Governador. Geraldo Alckmin apresentou aos ouvintes um novo sistema de metas para redução da criminalidade, que começa a valer em janeiro de 2014 e vai premiar, em dinheiro, os policiais que atingirem essas metas.

As metas variam de acordo com as taxas de criminalidade e as características de cada região. Serão três indicadores estratégicos: o primeiro é o número de homicídios e latrocínios, o segundo é o número de roubos e o terceiro, o número de roubos e furtos de veículos. Os policiais que cumprirem as metas estabelecidas receberão bonificações trimestrais pelo bom desempenho.

O programa, que leva em conta o impacto e o número de ocorrências de cada tipo de crime, vai beneficiar todos os policiais: militares, civis e da Polícia Técnico-Científica. O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com os comandos das polícias, e também pela sociedade civil, incluindo o auxílio do Instituto Sou da Paz.

“Combater os crimes contra a vida é (…) nossa prioridade sempre. Por isso é que São Paulo tem hoje uma das menores taxas de homicídios do Brasil, e continua caindo. Desde 1999, conseguimos uma redução de mais de 70% nesse número: eram mais de 35 mortes por 100 mil habitantes em 1999 e serão pouco mais de 10 mortes por 100 mil habitantes agora em 2013”, disse o governador.

Segundo o governador, uma das maiores virtudes do sistema de metas e bônus é estimular o trabalho integrado dos policiais, “porque o cumprimento das metas sempre vai depender do bom desempenho de todos. O policial só receberá o bônus trimestral quando a meta de redução de crimes é alcançada em três níveis, uma meta local, uma meta regional e uma meta geral do Estado de São Paulo”, completou Alckmin.

O governador destacou também alguns dos benefícios concedidos para a segurança pública, entre eles o terceiro aumento acima da inflação em três anos para as três polícias (Civil, Militar e Técnico-Científica, incluindo aposentados e pensionistas), um reajuste acumulado de quase 37% desde 2011. Além disso, foi elaborada uma reestruturação no plano de carreira de policiais militares, que acelerará as promoções e ampliará os benefícios.

Alckmin lembrou também que em três anos, mais de 12 mil novos policiais ingressaram na corporação. O número é maior do que todo o efetivo da Polícia Federal. Ao todo, 10.670 foram contratados para a Polícia Militar, 1.512 para a Polícia Civil e 90 para a Polícia Técnico-Científica.

Do Portal do Governo do Estado