Início Rádio Tucana Alckmin fala do término das inscrições do Vestibulinho Etec

Alckmin fala do término das inscrições do Vestibulinho Etec

 [podcast]http://tucano.org.br/wp-content/uploads/2013/10/aKf8cI8cA5xz.128.mp3[/podcast]

Geraldo Alckmin iniciou o programa de rádio Conversa com o Governador dessa semana falando sobre o término do prazo de inscrições para o vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais). “Terminam nesta quinta-feira (24) as inscrições do vestibulinho das Etecs, que devem ser feitas pela internet, até as 15h. A prova será realizada no dia 1º de dezembro”, disse.

Neste ano são oferecidas 88.743 vagas, sendo 61 mil para cursos técnicos e 27.743 para Ensino Médio, incluindo a modalidade de curso técnico em tempo integral. São 115 diferentes cursos técnicos no setor industrial, agropecuário e de serviços. A novidade é o curso de Biblioteca, que será oferecido na Etec Parque da Juventude, na capital.

Há ainda cursos técnicos com foco em empreendedorismo ministrados no Sebrae São Paulo. Para participar do processo seletivo o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio. Se for prestar o Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio pode ter terminado apenas o Ensino Fundamental.

A inscrição deve ser feita na internet, no site do Vestibulinho Etec, onde o estudante encontra todas as informações para escolher os cursos e as unidades. “O importante é se inscrever o quanto antes, para não perder essa oportunidade”, disse Alckmin.

O governador lembrou do índice de empregabilidade das Etecs. “Cerca de 80% dos estudantes que cursam as Etecs já saem empregados”, afirmou. Pesquisa do Ibope aponta que 95% dos alunos aprovam os cursos. Somente nos últimos dez anos, mais de meio milhão de alunos se formaram nos cursos técnicos das Etecs e Fatecs.

As inscrições para o Vestibular Fatec também estão abertas. O prazo vai até 7 de novembro e o exame será no dia 8 de dezembro. O candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o final dessa etapa. As aulas começam no final de janeiro de 2014. Os candidatos devem se inscrever pela internet, no site do Vestibular Fatec.

As Faculdades de Tecnologia oferecem 13.105 vagas distribuídas nas 59 Fatecs em 53 municípios do Estado de São Paulo. São 67 diferentes tipos de cursos tecnológicos, com três anos de duração, nas áreas da agroindústria, agronegócio, análise de sistemas, construção naval, biocombustíveis, recursos humanos, mecânica de precisão, manutenção de aeronaves, entre outros.

Alckmin falou da 7ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, mantenedor das Etecs e Fatecs. “É o espaço para demonstração de projetos de pesquisa e experiências científicas dos estudantes que apresentam soluções simples e baratas para problemas do nosso cotidiano”, afirmou. São diversas iniciativas como tijolo ecológico, moto adaptada que consome menos combustível e é menos poluente e uma válvula que estabelece o tempo de duração do banho, entre outras.

Neste ano o evento recebeu 1.019 inscrições, número recorde de projetos, inclusive de outras instituções, algumas até estrangeiras, de países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Jamaica, Peru e México. A 7ª Feira Tecnológica vai até quinta-feira, 24, no Expo Barra Funda, na capital. A entrada é gratuita. Mais informações no site do Centro Paula Souza.