Início Destaque Lateral Home Aloysio: Senado discutirá situação das Santas Casas

Aloysio: Senado discutirá situação das Santas Casas

Aloysio Nunes, Líder do PSDB no Senado

Por iniciativa do líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), a sessão temática o Senado fará nesta quinta-feira (19) para debater o financiamento da saúde, com a presença dos ministros da pasta Alexandre Padilha e do Planejamento, Mirian Belchior. Também contará com a participação do presidente da Federação das Santas Casas e hospitais beneficentes do estado São Paulo, Dr. Edson Rogatti.

Segundo Aloysio Nunes, as Santas Casas de Misericórdia e os Hospitais Filantrópicos do país estão mergulhados em profunda crise financeira, que afeta de maneira dramática a população que a eles recorre para o atendimento médico, e em especial, o ambulatorial de média complexidade.

Em pronunciamento, em fevereiro, o senador tucano citou dados do Ministério da Saúde que revelam: as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos do Brasil são responsáveis por 57% da assistência pelo Sistema Único de Saúde no País (SUS).

“Em mais de mil municípios brasileiros, a Santa Casa é o único ponto para o qual se convergem aqueles em busca de tratamento. Não há outro. É a Santa Casa. Mais de dois mil municípios de até 30 mil habitantes têm nela o fundamento, a base insubstituível do atendimento à saúde”.

A sessão temática faz parte do esforço concentrado da Casa, entre 16 e 20 de setembro, cujo calendário de atividades foi definido em reunião de líderes.

Aloysio Nunes, que integra a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área de Saúde, cobra o reajuste dos valores repassados às instituições pelo SUS, que estariam significativamente defasados, já que o governo vem protelando o equacionamento da solução, inclusive com o retardamento da definição do repasse dos 10% já aprovados pelo Senado Federal.

“Este é o problema: déficit constante, dívida que se acumula, resultante de uma defasagem que precisa ser corrigida já”, disparou.

Do Portal da Liderança do PSDB no Senado

Artigo anteriorCerca de 13 mil alunos terão perfil nutricional avaliado pela Educação
Próximo artigoTripoli propõe normas para transporte de animais em ônibus e metrôs de SP