
Por iniciativa do líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), a sessão temática o Senado fará nesta quinta-feira (19) para debater o financiamento da saúde, com a presença dos ministros da pasta Alexandre Padilha e do Planejamento, Mirian Belchior. Também contará com a participação do presidente da Federação das Santas Casas e hospitais beneficentes do estado São Paulo, Dr. Edson Rogatti.
Segundo Aloysio Nunes, as Santas Casas de Misericórdia e os Hospitais Filantrópicos do país estão mergulhados em profunda crise financeira, que afeta de maneira dramática a população que a eles recorre para o atendimento médico, e em especial, o ambulatorial de média complexidade.
Em pronunciamento, em fevereiro, o senador tucano citou dados do Ministério da Saúde que revelam: as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos do Brasil são responsáveis por 57% da assistência pelo Sistema Único de Saúde no País (SUS).
“Em mais de mil municípios brasileiros, a Santa Casa é o único ponto para o qual se convergem aqueles em busca de tratamento. Não há outro. É a Santa Casa. Mais de dois mil municípios de até 30 mil habitantes têm nela o fundamento, a base insubstituível do atendimento à saúde”.
A sessão temática faz parte do esforço concentrado da Casa, entre 16 e 20 de setembro, cujo calendário de atividades foi definido em reunião de líderes.
Aloysio Nunes, que integra a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área de Saúde, cobra o reajuste dos valores repassados às instituições pelo SUS, que estariam significativamente defasados, já que o governo vem protelando o equacionamento da solução, inclusive com o retardamento da definição do repasse dos 10% já aprovados pelo Senado Federal.
“Este é o problema: déficit constante, dívida que se acumula, resultante de uma defasagem que precisa ser corrigida já”, disparou.
Do Portal da Liderança do PSDB no Senado