A nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta (14) pela Polícia Federal, levou os principais integrantes da oposição a fazerem discursos inflamados contra a corrupção na maior estatal do país. Na fala mais contundente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que estava “envergonhado, como brasileiro, de falar sobre o que está acontecendo na Petrobras”.
Antes dele, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que perdeu a última eleição presidencial para Dilma Rousseff (PT), disse que havia muita gente “sem dormir” em Brasília, temendo o impacto de novas revelações.
As falas foram feitas em ato promovido pelo PSDB, em São Paulo, para que Aécio pudesse agradecer seus votos no Estado. FHC disse que o país quer “acabar com a ladroagem” e que os que discordam dos “desmandos” do governo “não vão sair das ruas”.
“Seremos oposição. Não contra o Brasil. Contra os desmandos daqueles que estão governando. E não vou falar deles. Tenho vergonha, como brasileiro, de dizer o que está acontecendo na Petrobras”, afirmou FHC. Leia AQUI