A pressa e a improvisação com que estão sendo tomadas decisões importantes sobre o sistema de trânsito e o transporte de ônibus na capital parecem indicar que por trás delas está menos o desejo genuíno de melhorar um e outro e muito mais a motivação política e eleitoral, pois é notório o engajamento do prefeito Fernando Haddad na empreitada do PT para conquistar o governo do Estado. A cidade poderá pagar um preço alto por essa busca desenfreada de melhoras no máximo imediatas e enganadoras.
A implantação de faixas exclusivas de ônibus é um exemplo disso. Feita a toque de caixa para atingir logo os 220 km prometidos, sem estudos aprofundados sobre sua real utilidade e seu impacto do sistema de trânsito, os efeitos negativos dessa correria já estão aparecendo. Um deles ficou logo evidente na Avenida 23 de Maio – o congestionamento decorrente da redução do espaço para os outros veículos convive com o subaproveitamento da faixa exclusiva, utilizada por reduzido número de ônibus. Um atestado da ausência de planejamento em sua implantação. Leia AQUI