Início Notícias do PSDB DEPUTADO ROBERTO MASSAFERA ASSUME SUB-RELATORIA EM CPI AMBIENTAL

DEPUTADO ROBERTO MASSAFERA ASSUME SUB-RELATORIA EM CPI AMBIENTAL

O deputado estadual Roberto Massafera assumiu esta semana a sub-relatoria de poluição do solo da CPI de Contaminação Ambiental, criada recentemente pela Assembléia Legislativa de São Paulo. “É preciso aumentar a rigidez da legislação ambiental e ajudar a Cetesb a fazer o seu trabalho de fiscalização”, adiantou o parlamentar. Os trabalhos da CPI têm até o final deste semestre para terminar.

Segundo Roberto Massafera, a atividade de comercialização de combustíveis é a principal fonte de poluição do solo. “O problema é causado por vazamento dos tanques, que ficam no subsolo e muitas vezes são ignorados, mas existe tecnologia para evitar esse problema”, lembrou Massafera.

A opinião é acompanhada pelo presidente da CPI, deputado Rodolfo Costa e Silva. “São Paulo precisa de uma legislação mais rigorosa, que puna efetivamente os responsáveis pelas contaminações ambientais e evite tanto atraso em relação aos processos de remediação”.

Roberto Massafera disse ainda que os custos para descontaminação são muito altos. O risco de atingir lençóis freáticos ou o próprio Aquífero Guarani colocam o Poder Público em alerta, uma vez que aumenta o custo para tratamento da água e pode, até mesmo, inviabilizar o uso da água para consumo humano.

Regiões – Só no município de Araraquara, segundo dados da Cetesb, foram detectadas 24 áreas de contaminação de solo ou subterrânea em 2008. Três em cada quatro agentes contaminantes eram postos de gasolina. O acompanhamento da Cetesb mostrou um aumento de 70% em relação ao ano anterior, 2007.

Em seis cidades da região (Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Matão, Motuca, Ribeirão Bonito e Rincão) o aumento foi de 30%, atingindo 17 áreas contaminadas, sendo 14 sob postos de gasolina. No Estado, o aumento foi de 10% e os postos de gasolina são responsáveis por 78% das contaminações. São Paulo tinha no ano passado 2.514 pontos de contaminação.

COMPARTILHE
Próximo artigoOS MITOS DO GOVERNO LULA (parte I)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*