A opinião é do deputado federal Antonio Carlos Pannunzio que reagiu imediatamente à declaração do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que disse ser criticado por gastar muito com os pobres. Para Pannunzio, a afirmação do presidente Lula contradiz a realidade já que hoje o economista Marcio Pochmann, pesquisador do Instituto de Economia da Unicamp e ex-secretário da prefeitura de São Paulo na gestão Marta Suplicy, divulgou índices que demonstram que o gasto social per capita caiu nos três primeiros anos do governo Lula em comparação com os últimos anos do governo Fernando Henrique. A Pesquisa constatou que entre 2003 e 2005 o gasto médio per capita foi de R$ 1.492, contra R$ 1.534 nos dois últimos anos de FHC.
“O governo Lula realmente gasta com os pobres, mas gasta mal e utiliza os recursos sociais como estratégia meramente eleitoreira. Ele deturpa os fundamentos de programas de promoção social como o Bolsa-Escola, implementados pelo governo Fernando Henrique, transformando-os em programas assistenciais que não ajudam o povo da forma que poderiam”, ressaltou.
Pannunzio destacou que só o crescimento do país poderia ajudar a camada mais pobre da população, pois iria possibilitar a criação de empregos e fomentar o mercado de trabalho.
O deputado Walter Barelli (PSDB-SP) é da mesma opinião – “o povo está cansado de ser enganado por um governo inepto e antiético. O pobre não tem escola, médico, nem moradia decente. O desemprego é grande no país que menos cresce nas Américas, somente ganhando do Haiti”.