Início Destaque Lateral Home Em sessão solene, Duarte enaltece trabalho da Associação Paulista de Imprensa

Em sessão solene, Duarte enaltece trabalho da Associação Paulista de Imprensa

É fundamental para a democracia a liberdade de imprensa, com profissionais livres para trabalhar sem cerceamento ou coerção, afirma Duarte Nogueira

O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) participou, na manhã desta terça-feira (8), de sessão solene em homenagem aos 80 anos da Associação Paulista de Imprensa (API). Em discurso, ele enalteceu a trajetória institucional do grupo, marcada por memoráveis ações e conquistas.

“Na inabalável defesa da liberdade de imprensa, ou mesmo na corajosa luta pelos direitos da classe jornalística, a entidade congregou esforços e demonstrou o poder de realização daqueles que atuam na área da comunicação social”, frisou o tucano.

Graças ao empenho do primeiro presidente eleito da API, Alberto Siqueira Reis, a vocação da entidade foi materializada desde a origem. A API surgiu em 1933, após a realização de um congresso de imprensa em São Paulo. Siqueira liderou uma diretoria composta por nomes como Sud Mennucci, Assis Chateaubriand, Galeão Coutinho, Ruy Nogueira Martins, Pedro de Souza, Julio Cosi, Thiers Ferraz Lopes, Hernani Coelho e Julio Francfort, Manuel Carlos Figueiredo Ferras, Candido Mota Filho, Horácio de Andrade e Pedro Ferraz do Amaral entre outros.

“Tais nomes são merecedores de especial atenção, pois escreveram fundamentais capítulos na história da homenageada”, destacou. O passado de sucesso da associação, que não se intimidou diante dos anos de censura, hoje dialoga com um futuro desafiador. “Seja nas temáticas socioambientais, seja nas matérias de conteúdo político, econômico ou cultural, a associação carinhosamente conhecida como a Casa dos Jornalistas de SP cumpre de maneira competente e dedicada sua missão institucional”, declarou.

Segundo Duarte, é fundamental para a democracia a liberdade de imprensa, com profissionais livres para trabalhar sem cerceamento ou coerção. “Por acreditar e defender a estreita relação entre a livre difusão da informação e o fortalecimento de práticas cidadãs e democráticas, o PSDB participa da presente homenagem tão rica em significados”, completou.

Do Portal do PSDB na Câmara

Artigo anteriorO IPTU e a tarifa de ônibus
Próximo artigoVale tudo