Início Saiu na imprensa Emprego e horas trabalhadas na indústria caem em abril, indica CNI

Emprego e horas trabalhadas na indústria caem em abril, indica CNI

Fonte: Folha de São Paulo

A atividade industrial voltou a apresentar queda em abril depois de uma leve recuperação no mês anterior, segundo indicadores divulgados nesta terça-feira (5) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O emprego teve uma queda de 0,6% em abril, a maior queda desde abril de 2009. Já as horas trabalhadas caíram 0,6% e a capacidade instalada recuou 0,5 ponto percentual.

“Desde a crise de 2008 a produção industrial não consegue se recuperar. Não é que a economia esteja desaquecida é que os produtos industriais brasileiros sofrem concorrência dos importados. Então, parte desse aumento de demanda tem ido para os importados e com isso a indústria tem sofrido as consequências”, afirmou o economista da CNI, Marcelo de Ávila.

Em relação às medidas de incentivo à indústria e ao consumo interno adotadas pelo governo Dilma Rousseff, o economista afirmou que elas foram “medidas emergenciais de consumo” e que são semelhantes com as que foram adotadas em 2008. Segundo Ávila, ainda podem ser feitas medidas para aumentar a competitividade do setor industrial.

O único índice que não teve queda em relação ao mês anterior foi o faturamento real, que registrou crescimento de 0,2%. Este é o terceiro mês seguido em que o faturamento apresenta crescimento.

Segundo a CNI, parte deste aumento do faturamento se deve ainda aos altos estoques do setor. “Os estoques continuam acima do planejando, mas a gente acredita que isso é um fator de curto prazo […], porém, o excesso de estoque indesejado terá de ser desovado primeiro e aí a produção voltará a crescer.”

 

Artigo anteriorPonto a Ponto: justiça no pagamento de pedágios em São Paulo
Próximo artigoAtaque petista incluiu representação criminal contra Gurgel