Início Notícias do PSDB GOVERNADOR JOSÉ SERRA (PSDB-SP) LANÇA PROGRAMA ESTADUAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO

GOVERNADOR JOSÉ SERRA (PSDB-SP) LANÇA PROGRAMA ESTADUAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO

O governador José Serra e o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, lançaram nessa quarta-feira, 14, o Programa Estadual de Desburocratização (PED) e o site Desatar o nó (www.desatarono.sp.gov.br). O programa coordenará todas as ações para tornar a vida do empreendedor paulista mais fácil.

O primeiro desafio do PED é criar as condições para abrir uma empresa em São Paulo em até 15 dias. Atualmente, um novo negócio leva 152 dias para ser regulamentado, segundo relatório do Banco Mundial.

Na primeira fase, quatro municípios participarão do projeto-piloto: São Paulo (capital), São Caetano do Sul, Piracicaba e Santos. “Nós começaremos por esses municípios para obter experiência, saber como fazer e depois multiplicar para todas as cidades paulistas”, disse o governador José Serra.

O PED será conduzido pelo Comitê Estadual de Desburocratização, presidido pelo secretário Guilherme Afif. “Queremos acabar com o nó da burocracia, que emperra a economia e deixa as empresas na informalidade”, declarou ele.

O portal foi criado para dar transparência ao programa. Ele é recheado de notícias, estudos, propostas, links, curiosidades e uma coleção de charges e histórias engraçadas sobre a burocracia no mundo.

“O Barão de Itararé costumava dizer ´o Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós`. Essa frase histórica inspirou o nome do nosso site que tem como função principal ajudar o empreendedor paulista”, disse Afif.

Fonte: Governo de São Paulo