Em outubro, as vendas do comércio varejista cresceram apenas 0,2%, em relação a setembro, e 5,3%, comparadas às de outubro de 2012, revelou a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo critério de média móvel trimestral, o avanço foi de 0,5% – indicando uma quase estagnação. Dezembro é tradicionalmente o melhor mês do ano para o varejo, mas este mês tende a registrar vendas inexpressivas, com alta de apenas 3% sobre 2012, se confirmada a avaliação da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
A fraqueza das vendas é generalizada, com a exceção de artigos de uso pessoal, farmacêuticos e material de construção. Nos primeiros 10 meses do ano, comparados a igual período de 2012, foram insatisfatórias as vendas de hiper e supermercados, de tecidos, vestuário e calçados, de equipamentos e material de escritório, informática e comunicação. Ou seja, os indicadores mais tradicionais do comércio (o chamado comércio restrito) foram ruins e os do varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, também deixaram a desejar.