Início Saiu na imprensa O militante que fecha as contas do governo

O militante que fecha as contas do governo

PORTO ALEGRE – Nessa época do ano, enquanto levas de funcionários públicos não veem a hora de deixar Brasília para comemorar o Natal e o Ano-novo bem longe, os especialistas em finanças públicas tem o sentimento inverso: concentram atenções na capital federal, mais especificamente no Tesouro Nacional.

O órgão centraliza a administração financeira e a contabilidade federal. Fecha o balanço do governo. De lá tem saído a chamada “contabilidade criativa”, subterfúgios usado para exibir um resultado mais lustroso das contas públicas, que faz parecer que o governo gasta menos que de fato gasta.

Desde 2009, principalmente ao final dos anos, sempre aparece uma novidade financeira. O autor delas, há muito se diz, seria o economista gaúcho Arno Hugo Augustin Filho, o secretário do Tesouro que tem a tarefa de fechar as contas.

As atípicas operações, no entanto, não surpreenderam pessoas como o economista gaúcho Darcy Francisco Carvalho dos Santos. Em parceria com outros colegas, Santos produziu vários textos em que trata sobre o que chama de desacertos na política fiscal gaúcha entre 1999 e 2002, período em que Augustin foi secretário estadual de Fazenda. Leia AQUI

Artigo anteriorDirceu abriu filial de consultoria no endereço de dona de hotel no Panamá
Próximo artigoNovas estações devem elevar para 8 mi usuários de metrô e trem em SP