Início Bancada Prefeitura anuncia medidas de amparo às vítimas da enchente em São Caetano

Prefeitura anuncia medidas de amparo às vítimas da enchente em São Caetano

Em virtude da forte chuva que atingiu São Caetano do Sul na noite de domingo (10/3) e madrugada de segunda-feira (11/3), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, anunciou a criação de conjunto de medidas para amparar as vítimas da enchente em suas necessidades emergenciais:

  • Isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • Isenção da tarifa de água e esgoto;
  • Isenção da taxa de coleta de lixo;
  • Auxílio financeiro às famílias inseridas nos programas sociais do município e/ou no Cad Único – Força-tarefa da Prefeitura finalizará mapeamento das residências atingidas na quarta-feira (13/3);
  • Suspensão temporária da Zona Azul nos bairros Centro, Cerâmica, São José, Fundação, Santo Antônio.

Auricchio explicou que o auxílio-financeiro será concedido pelo período de 180 dias, com a expectativa de que a primeira parcela seja transferida aos beneficiários ainda em março. O valor irá variar de meio a um salário mínimo, dependendo da perda registrada e da condição financeira da vítima. A estimativa inicial é a de que cerca de mil residências tenham sido afetadas pela enchente. Equipes da Prefeitura farão um inventário dos danos provocados pelas chuvas nas casas em visitas técnicas.

A chuva começou às 18h de domingo e terminou às 5h30 de segunda-feira, com 119 milímetros acumulados. Em entrevista coletiva à imprensa na Prefeitura, Auricchio ressaltou que São Caetano está “cravada no vértice de duas bacias hidrográficas” (a do Rio Tamanduateí e a do Ribeirão dos Meninos / Couros, o que faz a cidade receber as chuvas registradas também nos municípios vizinhos), e que a região necessita que outras esferas de governo invistam em macrodrenagem.

“O piscinão Jaboticabal, por exemplo, é uma obra de macrodrenagem fundamental para o desenvolvimento econômico e social da Grande São Paulo. É importantíssimo para que acontecimentos como este não se repitam”, avaliou o prefeito, que discutirá o assunto com o governador João Dória na quarta-feira (13/3), no Palácio dos Bandeirantes.

SAÚDE
A Secretaria de Saúde orienta todos que tiveram contato com a enchente a procurarem a unidade de saúde mais próxima para avaliação clínica e vacinação contra eventuais doenças contraídas.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO DE DOAÇÕES EM SÃO CAETANO DO SUL
Para doar água, alimentos não perecíveis, agasalhos, colchões e materiais de higiene pessoal e limpeza (prioridade para balde, vassoura, rodo e água sanitária), dirija-se a:

– Fundo Social de Solidariedade: Rua Antônio Bento, 140 (Bairro Santa Paula)

– CRAS Fundação: Rua Heloísa Pamplona, 316 (Bairro Fundação)

– CRAS Nova Gerty: Rua Nelly Pellegrino, 930 (Bairro nova Gerty)

– CREAS: Rua Antônio Bento, 180 (Bairro Santa Paula)

ALMOÇO E JANTAR PARA AS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELA ENCHENTE

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, está oferecendo almoço em quatro locais para as famílias atingidas pela enchente:

BAIRRO NOVA GERTY – CISE Francisco Coriolano de Souza – Rua Dionízio, Mercado, 199.

BAIRRO PROSPERIDADE – Cise Benedicto Djalma Castro, na Rua da Garça, 323.

BAIRRO DA FUNDAÇÃO – Igreja Presbiteriana, na Rua Heloísa Pamplona 177.

BAIRRO SÃO JOSÉ – Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rua Padre Mororó, 425.