Apesar de registrar um bom desempenho nas pesquisas de avaliação, a presidente Dilma Rousseff deve enfrentar dificuldades na busca pela reeleição. A análise é da agência de notícias Reuters, em matéria produzida pelo correspondente Brian Winter.
O texto da Reuters elenca, entre os fatores que devem representar obstáculos para Dilma em 2014, a presença de outros candidatos competitivos e o desempenho frágil do governo na economia e em outros setores como educação, saúde e segurança pública. O crescimento da inflação é destacado pelo texto, bem como os problemas logísticos que deverão se manifestar durante a Copa do Mundo.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) é citado como um possível candidato que pode obter sucesso por conta de sua capacidade de manter programas sociais e de executar uma agenda também mais favorável à iniciativa privada do que a da petista. O governador Eduardo Campos (PSB-PE) e a ex-ministra Marina Silva (Rede) são também mencionados no texto.
Na avaliação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a reportagem da Reuters destaca aspectos da opinião pública que são pouco ressaltados quando as pesquisas de opinião são divulgadas. “[Dilma] foi reprovada pela maioria na condução da saúde pública (67 por cento), segurança (66 por cento) e educação (50 por cento)”, diz o texto.
“As últimas pesquisas mostram que o governo federal tem sido condenado. Nos setores essenciais, a população percebe a ineficiência da gestão de Dilma Rousseff. A análise da Reuters corrobora algo que nós destacamos há tempo no Congresso. Acredito que todo este contexto pode se manifestar no processo eleitoral. Precisamos mostrar para a sociedade que o governo, do jeito que está, não traz benefícios para ninguém”, avaliou o parlamentar.
Para ler a reportagem da Reuters, clique AQUI.