Início Saiu na imprensa Produção industrial decepciona e cai 2,1% em janeiro

Produção industrial decepciona e cai 2,1% em janeiro

Fonte: Estado de São Paulo

RIO – A produção industrial brasileira caiu 2,1% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, divulgou há pouco o IBGE. O resultado ficou pior que o esperado pelos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que estimavam queda de 0,30% a -1,60%, com mediana negativa de 0,80%.

Em relação a janeiro de 2011, a produção da indústria caiu 3,4% no primeiro mês de 2012. Nesta comparação, as estimativas também eram de queda, mas em um intervalo desde -0,30% a -2,10%, com mediana negativa de 1,40%.

No acumulado em 12 meses, a produção acumula baixa de 0,2%.

A produção de bens de capital da indústria brasileira despencou 16,0% em janeiro ante dezembro, segundo informou há pouco o IBGE. Na comparação com janeiro de 2011, houve queda de 13,0% nesse segmento. No acumulado de 12 meses até janeiro, a produção de bens de capital está positiva em 1,7%.

Revisão

O IBGE revisou a produção industrial brasileira de dezembro ante novembro para uma alta de 0,5%, ante a leitura original de +0,9%. Em base anual, também foi revisado o resultado da indústria em dezembro de 2011 na comparação com um ano antes, com a retração passando de 1,2% para -1,3%.

O instituto revisou ainda a produção da indústria em novembro ante outubro, que saiu de +0,2% para +0,1%, enquanto a de outubro ante setembro passou de -0,5% para -0,6%. A produção industrial de setembro ante agosto também foi revisada, de -1,8% para -1,9%, e a de agosto ante julho passou de -0,1% para -0,2%.

O Instituto também revisou a produção industrial de dezembro de 2011 ante dezembro de 2010, de uma queda de 1,2% para um recuo de 1,3%.

 

Artigo anteriorLinha 8-Diamante da CPTM recebe mais três novos trens
Próximo artigoNova conquista contra a violência doméstica