Início Artigos PSDB 32 anos – Carta do Presidente Marco Vinholi

PSDB 32 anos – Carta do Presidente Marco Vinholi

 

Caros tucanos e tucanas,

O PSDB completa hoje 32 anos. Em 25 de junho de 1988, um grupo de democratas se uniu em torno de um objetivo comum: criar um partido político alinhado com os valores democráticos, que equilibrasse políticas liberais na economia com a proteção social necessária, que defendesse reformas de Estado para transformar o Brasil em um país moderno, conectado ao mundo e capaz de acompanhar as transformações sociais, políticas e econômicas em curso naquele momento. Assim, nomes como Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin, Mario Covas, Franco Montoro, entre muitos outros, criaram o Partido da Social Democracia Brasileira – o PSDB.

Nessas mais de três décadas, tivemos a possibilidade de implantar, no Brasil, as políticas que defendemos em nosso manifesto. Com Fernando Henrique ministro da Fazenda, implementamos a maior revolução social deste país. O Plano Real não foi apenas uma política econômica. Ele representou um avanço significativo no poder de compra dos mais pobres, que eram os mais vulneráveis à devastação causada pela hiperinflação.


Com a eleição de FHC, em 1994, o Brasil ganhou novos ares e o futuro parecia ter, finalmente, chegado. A Lei de Responsabilidade Fiscal, as privatizações e concessões, a criação de agências reguladoras, reforma previdenciária, administrativa e política, os programas sociais de distribuição de renda, e política educacional de inclusão que garantiu a todas as crianças o direito de estudar, o aprimoramento das políticas de saúde vinculadas ao SUS. Foram oito anos de mudanças profundas.

Em São Paulo, nossos 26 anos de governo nos possibilitaram dar continuidade a políticas públicas vencedoras e colocar nosso estado novamente nos trilhos depois de anos de desgoverno. O rigor fiscal dos sucessivos governos tucanos somado à responsabilidade na implementação de políticas públicas eficazes fez de São Paulo o estado mais seguro do país, com um sistema de saúde robusto e infraestrutura capaz de atrair investimentos e gerar emprego e renda à população. Não à toa, São Paulo, sob a gestão do governador João Doria, superou os indicadores de crescimento econômicos do Brasil em 2019.
Neste momento em que enfrentamos a pior crise da história do nosso país, é importante que resgatemos a origem de nossa força, nossos valores mais essenciais, para que sejamos capazes de cumprir nosso papel na defesa dos brasileiros, em especial dos que vivem em São Paulo.
No Governo de São Paulo, com o governador João Doria, e em centenas de cidades do nosso estado, por meio dos seus prefeitos, enfrentamos a pandemia, cuidando para oferecer atendimento médico para os doentes e evitar o colapso do nosso sistema de saúde ao mesmo tempo em que nos equilibramos na fina corda bamba da economia em crise. Sabemos o quão difícil tem sido essa jornada, mas temos convicção de que tem valido a pena quando observamos as milhares de vidas poupadas até agora.
Em meio a tudo isso, enfrentaremos ainda neste ano uma difícil e inédita eleição municipal. Em meio à pandemia, tudo neste processo será diferente do que já conhecemos. Será um momento complexo que exigirá de nós união e valores ainda mais fortalecidos. Nós, da Executiva Estadual, estaremos com vocês, presidentes, candidatos e militantes, nesta missão que, tenho convicção, resultará vitoriosa para o nosso PSDB.
Temos fé na democracia, na liberdade, na livre iniciativa, mas temos ainda mais convicção na vida, essência de tudo que somos e fazemos.
Que este dia de comemoração e reflexão nos possibilite enxergar o passado como lição e o futuro com esperança, fé e disposição para redobrar os esforços em prol de um país, um estado e cidades cada vez melhores para os brasileiros.
Estamos juntos nesta jornada.
Saudações tucanas,

Marco Vinholi
Presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP