Início Destaques São Paulo apresenta plano de retomada das aulas

São Paulo apresenta plano de retomada das aulas

Início das atividades escolares depende de melhora nos indicadores do Plano São Paulo. Previsão é de retorno em 8 de setembro

 

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa, o plano para retomada das atividades de educação em todo o Estado. A proposta prevê que as aulas presenciais voltem a acontecer de maneira faseada, com protocolos de higiene e distanciamento social.

“O Governo de São Paulo apresenta um plano consolidado, gradual, cuidadoso e seguro de volta às aulas. Todas as decisões serão compartilhadas com o Comitê de Saúde para garantir prevenção e segurança a alunos, professores e funcionários das redes pública e privada de ensino. Será uma volta gradual e responsável que tem como princípio fundamental garantir a saúde e a vida dos alunos e profissionais de Educação”, afirmou Doria.

A medida valerá para todo o sistema de ensino no estado, ou seja, as redes públicas e privadas e contemplará todas as etapas de ensino, da educação infantil ao ensino superior.

A data para a volta as aulas, no entanto, não foi fixada. Pelo protocolo, 35% dos alunos poderão retornar às salas de aula somente depois que todas as regiões do estado permanecerem na faixa amarela do Plano São Paulo por dois ciclos (28 dias). A previsão da Secretaria de Estado da Educação é que esse retorno se dê em 8 de setembro.

A definição do revezamento levará em conta a capacidade física de cada unidade escolar. As instituições de ensino ou rede terão autonomia para escolher as melhores estratégias junto com a comunidade escolar ou acadêmica. As prefeituras são autônomas para regulamentar o plano de retomada a partir do dia 2 de julho.

Em uma segunda fase, as escolas poderiam atender 70% dos alunos presencialmente. Esta etapa será possível quando 60% das regiões do estado estiverem na faixa verde por, pelo menos, um ciclo (14 dias).

O retorno definitivo e completo dos estudantes se daria quando 80% das regiões de saúde estiverem na fase verde do Plano São Paulo por um ciclo (14 dias).

Durante este processo, as aulas remotas continuariam sendo ministradas. Confira o planejamento completo AQUI

Protocolos

Os protocolos de saúde, higiene e distanciamento social deverão ser mantidos na retomada das aulas. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, feiras, palestras, seminários e competições esportivas continuam proibidas.

O usos de máscaras será obrigatório para alunos, professores e profissionais das escolas durante todo o período de aula. O fornecimento de água deverá ser individualizado e em locais onde o fornecimento é feito por meio de galões e bebedouros, cada aluno deverá ter seu próprio copo.

Protocolos de segurança para a reabertura das escolas em São Paulo:

saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-1.pdf

saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-2.pdf