Início Notícias do PSDB PSDB define comissão das prévias que terá Vinholi e José Aníbal

PSDB define comissão das prévias que terá Vinholi e José Aníbal

O PSDB Nacional definiu nesta sexta-feira os nomes que comporão a Comissão Partidária para as prévias, responsável por definir o regramento do processo eleitoral interno que ocorrerá em outubro e definirá o candidato tucano à Presidência da República em 2022 (veja a resolução AQUI).

O presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi, que também é secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, integrará a comissão, que será coordenada pelo ex-senador José Aníbal. Completam a lista a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o líder do partido no Senado, Izalci Lucas, os deputados federais Lucas Redecker (RS) e Pedro Vilela (AL) e o ex-deputado Marcus Pestana.

A comissão deve apresentar as normas para as prévias até 15 de junho – data para aprovação pela Executiva Nacional. O prazo entre 01º e 10 de agosto será destinado à inscrição dos pré-candidatos, que poderão iniciar propaganda intrapartidária a partir de 01º de setembro.

A eleição primária para escolha de candidatos majoritários está prevista no Estatuto do partido e deve ocorrer “sempre que houver mais de um candidato disputando a indicação”. O Estatuto também assegura que o candidato vencedor terá seu nome homologado pela Convenção Nacional convocada com esta finalidade.

Prévias amplas

O presidente do PSDB paulista, Marco Vinholi, afirmou que vai defender na comissão que as prévias sejam amplas. “São Paulo defenderá na comissão que as prévias sejam um momento de encontro democrático com nossa militância. Propomos o voto universal e a ampla discussão de propostas entre os candidatos”, disse.

Candidatura 

Nesta semana, o governador João Doria disse, em entrevista ao Valor, que disputará as prévias e que quer ser o candidato do PSDB nas eleições nacionais do próximo ano (veja AQUI).