Início Destaques PSDB tem vitória histórica e Bruno Covas é reeleito na capital

PSDB tem vitória histórica e Bruno Covas é reeleito na capital

O resultado das urnas neste domingo (29/11) consagrou o PSDB como o maior partido de São Paulo. Além da vitória de Bruno Covas na capital, com 3,1 milhões de votos, os tucanos foram eleitos em outras 179 cidades do estado – delas com mais de 200 mil eleitores: São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Jundiaí, Carapicuíba, Barueri e São José dos Campos em primeiro turno; Ribeirão Preto e Praia Grande em segundo turno.

O número de prefeitos eleitos representa a maior vitória do PSDB em disputas municipais dos últimos 12 anos. A partir de janeiro de 2021, o PSDB passará a governar 49,14% dos habitantes de São Paulo, recorde histórico do partido. Se somados os vice-prefeitos tucanos eleitos, o PSDB obteve 273 candidatos majoritários vitoriosos na disputa municipal. Além disso, o partido elegeu 1.172 vereadores e tem, mais uma vez, o maior número de parlamentares municipais eleitos no estado.

Para o Presidente Estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, o resultado das urnas expressa o trabalho realizado por todo o partido nos últimos dois anos e reflete as boas administrações tucanas tanto no Governo do Estado com o governador João Doria quanto nas prefeituras.

“O PSDB tem um histórico de boas gestões, de responsabilidade fiscal e social e de respeito à diversidade e à vida. A votação que obtivemos hoje é o reflexo dessas boas experiências que a população tem conosco e da confiança de que podemos transformar o futuro das cidades para melhor”, explicou. “Estamos muito satisfeitos com o recado das urnas e prontos para trabalhar ainda mais nas cidades onde ainda haverá segundo turno. Agora é mãos a obra para conquistar as sete prefeituras em disputa neste segundo turno”, finalizou.

Campões de voto 
Com patamar de voto em torno de 70%, os prefeitos de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e de Santo André, Paulo Serra, foram reconduzidos ao cargo nas eleições municipais já no primeiro turno. Serra recebeu 76,88% dos votos andreenses e Morando, 67,28% dos votos em São Bernardo.

Prefeito Duarte Nogueira, reeleito em Ribeirão Preto

Fora do ABC, mas também campeão de votos, o prefeito Duarte Nogueira foi reeleito em Ribeirão Preto, com 63% dos votos neste segundo turno.

Baixada Santista renova “onda azul”

Raquel Chinni, eleita em Praia Grande

As cidades da Baixada Santista disseram sim para a “onda azul” que tomou conta da disputa eleitoral deste ano. Em Santos, Rogério Santos venceu no primeiro turno com 50,58% dos votos. Em Itanhaém, Tiago Cervantes foi eleito com 40,51% dos votos. Três tucanos disputaram a reeleição e vão administrar suas cidades por mais quatro anos: Ademário em Cubatão, Luiz Maurício em Peruíbe e Caio Matheus em Bertioga. No segundo turno, Praia Grande elegeu Raquel Chini.