Início Bancada Resultado da pesquisa CNT mostra que o PSDB está no caminho certo,...

Resultado da pesquisa CNT mostra que o PSDB está no caminho certo, avalia Aécio Neves

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do partido à Presidência da República, recebeu com otimismo e serenidade o resultado da última pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (29). Segundo o levantamento, Aécio foi o que mais cresceu em relação ao último levantamento, passando de 17% para 21,6% na pesquisa estimulada.

“É claro que você crescendo em uma pesquisa deve receber isso como algo positivo, mas não é o que modifica a nossa estratégia. Cada vez mais nós vamos dizer o que pretendemos fazer para encerramos esse ciclo e iniciarmos outro ciclo de maior eficiência, de maior crescimento do Brasil. Portanto eu estou extremamente confiante, como estava antes, de que nós estamos no caminho certo e que ao longo do tempo nós vamos ter a oportunidade de dizer ao maior número de brasileiros que é melhor encerrar o que está aí e começar uma nova fase”, afirmou Aécio em entrevista a jornalistas em São Paulo após uma palestra para empresários.

A pesquisa também mostra um crescimento expressivo do senador Aécio Neves no levantamento espontâneo, aquele em que os entrevistados escolhem um nome sem uma lista com os pré-candidatos. Nessa amostra, o presidente do PSDB subiu de 5,6% para 9,3% e supera inclusive o ex-presidente Lula, que aparece com apenas 6,5%.

O levantamento revelou ainda que aumentou também a rejeição ao nome de Dilma Rousseff – o número de entrevistados que “não votaria de jeito nenhum” na petista foi de 37,1% a 43,1%. É a maior rejeição entre os três pré-candidatos incluídos no levantamento.

Para Aécio, o dado reflete o descontentamento dos brasileiros com o governo da petista. “A percepção, que para mim é mais clara e mais relevante, é de que há um cansaço em relação a tudo isso que está aí e o sentimento crescente de mudança. Eu acho que é natural que ao longo do tempo a partir do momento em que os candidatos de oposição vierem a ser mais conhecidos, há uma tendência natural de uma migração de votos que estavam próximos ao governo para esses candidatos”, afirmou.

A pesquisa confirma ainda que a oposição, liderada por Aécio, está no caminho certo ao defender a instalação da CPI da Petrobras: 91% dos brasileiros que conhecem as denúncias apoiam as investigações. Pelo menos 66% consideram que Dilma é responsável pelo prejuízo registrado pela Petrobras na operação de compra da Refinaria de Pasadena nos Estados Unidos.

“É uma demanda da sociedade brasileira que quer saber como a maior empresa, patrimônio de todos os brasileiros, vem sendo gerida ao longo do tempo. As denúncias são extremamente graves e se sucedem em várias áreas, não se trata de um caso eventual. Portanto, eu tenho muita confiança de que nós teremos se possível ainda essa semana, o cumprimento da determinação do Supremo Tribunal Federal, que ao meu ver seria até desnecessário, com o presidente do Senado oficiando aos líderes partidários, esse é o próximo passo que nós vamos cobrar hoje, para que eles possam fazer as indicações e imediatamente a CPI ser instaurada”, cobrou o presidente do PSDB.

Artigo anteriorAécio sobe para 21,6% e Dilma continua em queda
Próximo artigoComissão do Idoso: Covas é reeleito presidente