Andrea Matarazzo
Nesta época, um bonito roteiro na cidade de São Paulo é o das belíssimas igrejas históricas. Uma delas é a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, na esquina das ruas do Carmo e Tabatinguera, reinaugurada há dois anos. É a primeira igreja 24 horas da cidade. Durante o restauro da igreja fundada em 1810 foi descoberta a pintura original no forro do altar, com a imagem de Nossa Senhora sendo recebida no céu. Perto dali, também na Tabatinguera, vale conhecer a Capela de Santa Luzia e Menino Jesus. Aos sábados, ao meio-dia, a capela realiza missas em latim. Hoje, véspera de Natal, é excepcionalmente às 17h. Missas em latim também acontecem no Mosteiro de São Bento (domingo, às 18h30), além de celebrações com canto gregoriano. Ótimo lugar para reflexão.
A Igreja de Santo Antônio, na Praça Patriarca, perto do Viaduto do Chá, é considerada a mais antiga da cidade – há registros datados de 1592. Também restaurado recentemente, o templo tem pinturas do século 17. Indico ainda a Igreja Nossa Senhora da Paz, apoio espiritual aos italianos que chegavam ao Brasil na década de 1940. Com projeto arquitetônico e lindos afrescos de Fulvio Pennachi, a igreja passou a receber pessoas do mundo todo e ficou conhecida como Igreja dos Imigrantes. No primeiro domingo do mês, as missas são celebradas em italiano.
Na Zona Leste, na Praça Padre Aleixo, fica outro marco da cidade: a Capela de São Miguel Arcanjo, origem do bairro de São Miguel Paulista. Fundada em 1622, foi reaberta neste ano, após uma restauração. Nos Jardins, fica a igreja Nossa Senhora do Brasil, onde há um raro exemplar de altar barroco, em madeira entalhada, onde fica a linda imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus. Muito bonito também é o Museu de Arte Sacra, que mantém uma exposição permanente de presépios. Entre eles, um presépio napolitano de 1620 peças, trazido da Itália por Cicillo Matarazzo. Hoje é um dia para reforçar a nossa fé. Desejo a todos um feliz Natal!