Início Notícias do PSDB PAULO RENATO É O NOVO SECRETÁRIO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO

PAULO RENATO É O NOVO SECRETÁRIO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO

O deputado federal Paulo Renato Souza (PSDB-SP) é o novo secretário da Educação de São Paulo. Ele substitui Maria Helena Guimarães de Castro, que manifestou na noite de ontem ao governador José Serra seu desejo de deixar o cargo, por motivos estritamente pessoais.

Entre ambos, a identidade de pensamento sobre a educação é total. A mesma equipe e a mesma orientação imprimida por Maria Helena na secretaria serão mantidas, e a secretária continuará à frente da pasta até o dia 15 de abril, quando ocorrerá a substituição.

Ela irá prestar assessoria especial ao novo secretário, decisão também tomada na quinta-feira. Durante oito anos, Maria Helena foi secretária-executiva do Ministério da Educação, comandado por Paulo Renato no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

A esse respeito declarou o governador Serra: “O trabalho da Maria Helena e seu time à frente da Secretaria da Educação em São Paulo é excepcional. Promoveram mudanças que, a médio e longo prazos, representam uma verdadeira revolução na Educação estadual. Basta citar o programa Ler e Escrever, o sistema de metas por escola, os bônus de incentivo aos profissionais da Educação ligados a resultados, os programas de formação de professores e de recuperação de alunos defasados”.

“Maria Helena é uma das maiores especialistas do Brasil na construção de indicadores de educação. Sua colaboração para a reformulação do Saresp, a criação e implantação do Idesp e da política de bônus por merecimento foi fundamental. Sua gestão, voltada à valorização do professor e à melhora do aprendizado na sala de aula, terá pleno seguimento com o novo secretário. Paulo Renato foi durante oito anos ministro da Educação, quando criou o Fundef, os exames nacionais de avaliação, e comandou um imenso programa de inclusão de crianças e jovens nas escolas”.

“Maria Helena dedicou-se de forma integral ao um trabalho, que, sem dúvida, está entre os mais absorventes e exigentes da administração estadual em termos de esforço pessoal. São Paulo e o governo devem muito a ela que, por sorte, continuará colaborando de perto com a educação estadual, prestando assessoria especial ao novo secretário”.